Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeal, Manuela Felix Oliveira-
dc.date.accessioned2022-03-26T19:18:09Z-
dc.date.available2022-03-26T19:18:09Z-
dc.date.issued2021-10-04-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26107-
dc.descriptionLEAL, M. F. O. Os desafios do ensino remoto para uma professora de escola pública de zona rural. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem o objetivo de analisar a experiência vivenciada com o ensino remoto pela autora desse estudo, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, composta por 24 alunos na faixa etária entre 10 e 13 anos, na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Machado de Assis, localizada na zona rural do município de Lagoa Seca, durante os meses de abril e junho de 2021. A análise desse estudo foi embasada em teóricos como: Freire (1998, 2011), Nóvoa (2003), Tajra (2010), Silva e Gaspar (2018), Alves (2020), Ferreira (2020), Santana e Sales (2020) entre outros e alguns documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013) e a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996)). Adotamos uma metodologia de natureza qualitativa, de abordagem observacional participante e de campo, no qual o pesquisador tem a oportunidade de pesquisar, observar e refletir sobre e a partir da sua própria experiência. Concluímos que o ensino remoto não se dá de forma “padronizada” como muitas vezes é apresentado pelas mídias. Há realidades bem distintas e, assim, vários desafios são enfrentados no dia a dia dos professores e em especial dos nossos alunos, que sofrem por não terem os recursos necessários para acompanhar as aulas, trazendo à tona a questão das desigualdades sociais o que acaba gerando exclusão social, pois nem todos os alunos tem as mesmas oportunidades, e alguns não têm o contato direto com o professor e nem com os próprios colegas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleOs desafios do ensino remoto para uma professora de escola pública de zona ruralpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MANUELA FELIX OLIVEIRA LEAL.pdfPDF - Manuela Felix Oliveira Leal725.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfPDF - Termo de Depósito277.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.