Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26136
Título: Alfabetização em contexto remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica/UEPB
Autor(es): Barbosa, Lina Rayane Gomes
Palavras-chave: Alfabetização
Formação de professor
Residência pedagógica
Prática docente
Data do documento: 10-Mar-2022
Resumo: Apresenta-se, neste trabalho de conclusão de curso, um relato de experiência relacionado à experiência no Programa Residência Pedagógica (CAPES), no subprojeto de Pedagogia/Alfabetização da Universidade Estadual da Paraíba (Campus I – Campina Grande-PB). A experiência relatada foi realizada de forma remota em uma escola municipal de Campina Grande-PB, em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental das séries iniciais, com alunos em processo de alfabetização. Devido à pandemia do novo Corona Vírus, as escolas suspenderam as aulas presenciais e continuaram o ensino de forma remota. Dessa forma, os professores tiveram que elaborar novas estratégias de ensino para se adaptar a essa nova realidade, tanto da pandemia quanto do ensino remoto. Diante disso, as residentes também passaram a atuar na escola de forma virtual, supervisionadas pela docente orientadora e acompanhadas pela professora preceptora da escolacampo. Para dar subsídio ao relato da experiência, foi realizado um estudo bibliográfico relacionado ao processo de alfabetização de crianças, articulando os referenciais entre a teoria e a prática. Há que se destacar que a participação no Programa Residência Pedagógica, no subprojeto Pedagogia/Alfabetização contribuiu de forma significativa para o aperfeiçoamento da prática docente dos residentes e, igualmente, para o processo de alfabetização das crianças, que apresentaram resultados satisfatórios após as intervenções das residentes.
Descrição: BARBOSA, L. R. Gomes. Alfabetização em contexto remoto: um relato de experiência na Residência Pedagógica/UEPB. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26136
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDITADO.pdfPDF - Lina Rayane Gomes Barbosa1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO PRONTO1 (2).pdfPDF - Termo de Depósito43.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.