Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26278
Título: O Morro dos Ventos Uivantes: intercursos de uma adaptação cinematográfica
Autor(es): Lucena, Jacilene Pereira de
Palavras-chave: Análise literária
Teoria da adaptação
Tradução intersemiótica
Adaptação cinematográfica
Data do documento: 21-Mar-2022
Resumo: A obra literária de Emily Brontë, intitulado Wuthering Heights (1847), é o único romance da escritora britânica, publicada com o pseudônimo Ellis Bell. Sua obra é um cânone da literatura inglesa, recebendo várias críticas no século XIX. Várias adaptações foram produzidas a partir de seu escrito literário. As adaptações cinematográficas geram várias discussões sobre literatura e cinema. Em vista disso, o presente trabalho antepôs a adaptação cinematográfica homônima, de 2011, dirigida pela cineasta Andrea Arnold. Tem-se como objetivo discutir e analisar a obra de Brontë, e a adaptação de Arnold, embasado nas reflexões sobre literatura e cinema de André Bazin (1991), nas teorias de adaptação de Barthes (1976), Hutcheon (2006), Naremore (2000) e Stam (2000, 2006, 2008, 2009), nos estudos da semiologia Peirceana e na tradução intersemiótica, apontada por Júlio Plaza(2003). Essas teorias podem contribuir para análise de elementos que possam aproximar ou distanciar um texto literário de um texto fílmico, evidenciando uma adaptação fidedigna ou não. Dessa forma, explorar, então, como a linguagem fílmica traduz a obra literária de Brontë, os personagens e narradores que a compõem. A abordagem da pesquisa é qualitativa e documental posto que se pretende interpretar a partir de análises comparativas entre documentos escritos, no caso a obra literária e elementos visuais, ou seja o filme, descrevendo os aspectos da adaptação através da tradução intersemiótica.
Descrição: LUCENA, J. P. O Morro dos Ventos Uivantes: intercursos de uma adaptação cinematográfica. 2022. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26278
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jacilene Pereira de Lucena.pdfPDF - Jacilene Pereira de Lucena1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito193.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.