Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26280
Título: Escola e Conselho Tutelar: oficinas do diálogo no espaço virtual em tempos de pandemia
Autor(es): Barbosa, Suelene Bezerra
Palavras-chave: Conselho Tutelar
Pandemia Covid 19
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
Escola
Oficinas virtuais
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: O presente estudo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa sobre a importância da atuação do Conselho Tutelar na Escola e o debate sobre Violência contra a Infância versus os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no ECA, durante a Pandemia. A temática foi discutida através da aplicação prática das Oficinas Pedagógicas de Escuta no ambiente Virtual na Pandemia da Covid-19, numa escola pública do município paraibano. As oficinas se constituíram como um instrumento pedagógico capaz de informar sobre os distintos tipos de violências frente à realidade de isolamento dos educandos nesse contexto pandêmico. A escolha desse método justifica-se pelo fato do ambiente virtual constituir um importante espaço para auxiliar as crianças e adolescentes, que vivenciam a ausência do ambiente escolar motivada pela pandemia desde março de 2020. A realidade demonstra ser notório os impactos sociais causados pelo distanciamento social ou isolamento, ao qual as crianças e adolescentes em situação de risco foram submetidas, justo para conter a disseminação do vírus. O Ministério da Educação, no dia 17 de março de 2020, publicou a portaria nº. 343, afirmando que as aulas presenciais deveriam ser substituídas por aulas remotas. Assim, esse trabalho é uma resposta da EAD- Educação à Distância, junto à equipe pedagógica, para viabilizar de modo virtual as necessidades da articulação Conselho Tutelar e Escola. Com as aulas presenciais suspensas surgiu a proposta de realizarmos o trabalho de aprendizagem contra a violência nas plataformas virtuais na escola pública. Esperamos enfim, termos oferecido informações para auxiliarmos crianças e adolescentes que não teriam mais a Escola como suporte para denunciar possíveis casos das tipificadas formas de violência contra elas. O estudo fundamentou-se em uma pesquisa-ação, à luz do ECA. A base teórica buscou apoio em Freire (1987), Azevedo e Guerra (2000), Vieira e Volquind (2002).
Descrição: BARBOSA, S. B. Escola e Conselho Tutelar: oficinas do diálogo no espaço virtual em tempos de pandemia. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26280
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suelene Bezerra Barbosa.pdfPDF - Suelene Bezerra Barbosa562.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito516.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.