Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26486
Título: Internacionalização do direito à educação e sua importância na efetivação dos direitos humanos no Brasil
Autor(es): Ramos, Paula de Melo Palmeira
Palavras-chave: Internacionalização
Direitos humanos
Educação
Data do documento: 10-Set-2021
Resumo: É de fundamental importância entender os aspectos que compõem a sociedade contemporânea. Nesta perspectiva, em um cenário onde se observa o constante avanço do processo de globalização e evolução da Sociedade Internacional sob a face humanizadora, se faz mister a discussão e a análise da questão da Internacionalização do Direito à Educação. Percebe-se a necessidade de explanar sobre o tema, tendo em vista que apesar do reconhecimento de que a educação é premissa indispensável para o desenvolvimento de uma sociedade, há fragilidade na sua efetivação no Brasil. Por uma ótica científica, a pesquisa apresentada, se mostrará de grande valia para o desenvolvimento da percepção das garantias fundamentais do ser humano, especificamente o direito à educação, e da teoria do direito, centrado no Direito Internacional dos Direitos Humanos. O trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do direito à educação na ruptura de paradigmas sociais, através do seu impacto na efetivação dos direitos humanos, destacando seu papel fundamental na construção da cidadania e, consequentemente, na consolidação da democracia. A pesquisa encontrou fundamento nos instrumentos normativos, nacionais e internacionais, e nos textos de pesquisadores que foram imprescindíveis para a construção do trabalho. Desse modo, o estudo enquadra-se como uma pesquisa teórica, documental e bibliográfica, pois também consultou a legislação interna e informações disponíveis na doutrina jurídica. Os dados que foram levantados para essa pesquisa receberam um tratamento qualitativo, uma vez que a obtenção dos dados, sejam estes em forma numérica ou não, indicaram resultados não apenas quantitativos, mas também significações sociais.
Descrição: RAMOS, Paula de Melo Palmeira. Internacionalização do direito à educação e sua importância na efetivação dos direitos humanos no Brasil. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26486
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - TCC PAULA PALMEIRA.pdfPDF - Paula de Melo Palmeira Ramos825.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC.pdfPDF - Termo de Depósito179.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.