Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26516
Título: O clássico em cordel: desbravando o país das Maravilhas entre verso e ritmo
Autor(es): Silva, Tayllinne Bezerra da
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Cordel
Literatura fantástica
Releitura
Data do documento: 30-Mar-2022
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar a obra Alice no País das Maravilhas em Cordel, de João Gomes de Sá, pontuando como o cordelista em questão realiza uma releitura do clássico infantojuvenil de Lewis Carroll, ao reconstruir o País das Maravilhas, adaptando-o para o cenário nordestino. Dessa forma, o estudo aqui desenvolvido é de caráter exploratório e é realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica. Nesse viés, a pesquisa é de cunho qualitativo e possui caráter descritivo/interpretativo/explicativo, de modo que na análise apresentada procuramos evidenciar, por meio de trechos da narrativa, como o cordelista reconstrói o País das Maravilhas por um ângulo popular. Como referencial teórico para a consolidação dessa pesquisa, lançamos mão dos estudos de Colomer (2017) e Coelho (2000) para discutir sobre a literatura infantojuvenil, Ayala (2015) e Abreu (1999) para pontuar a respeito da literatura popular, e Todorov (2007) e Roas (2014) para tratar sobre a literatura fantástica. A partir da nossa análise, percebemos que o cordelista, ao trazer elementos da cultura nordestina para essa nova versão de Alice no País das Maravilhas, equilibra características próprias da cultura popular com os personagens clássicos da história, tendo o fantástico como um elemento-chave no seu cordel. Assim, ele funde o real e o imaginário, guiado pela literatura popular.
Descrição: SILVA, T. B. da. O clássico em cordel: desbravando o país das maravilhas entre verso e ritmo. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26516
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayllinne Bezerra da Silva.pdfPDF - Tayllinne Bezerra da Silva476.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito341.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.