Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26899
Título: O perfil identitário dos professores de língua portuguesa, de uma escola da cidade de Juripiranga/PB: uma análise a partir da utilização dos métodos utilizados em sala de aula
Autor(es): Lira, Andreia Araújo Cavalcante de
Palavras-chave: Educação básica
Professor
Perfil Identitário
Metáforas do comportamento humano
Data do documento: 22-Jul-2021
Resumo: Partindo dos estudos contemporâneos da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), sobretudo ouvindo as vozes do sul, no nosso caso, de professores que já atuam há certo tempo na educação básica, neste artigo, analisamos a metodologia adotada por três docentes de Língua Portuguesa, que ministram aulas em turmas de ensino fundamental II e Médio, de uma escola pública, na cidade de Juripiranga/PB, comparando o que eles dizem e o eles fazem no seu dia-a-dia profissional, em sala de aula. Para isso, apresentamos como objetivo geral de estudo: identificar o perfil identitário de professores de Língua Portuguesa, de uma escola pública, da cidade de Juripiranga/PB; e, como objetivos específicos: investigar o dizer de cada um desses colaboradores sobre os métodos utilizados em sala de aula; e analisar as metáforas do comportamento humano, utilizadas por esses professores, em suas aulas, na educação básica. Baseados na pesquisa do tipo qualitativo-interpretativista (OLIVEIRA, 2007), coletamos os dados a partir das respostas de um questionário, cujos resultados permitiram traçarmos seus perfis identitários, constatando que a forma como eles atuam em sala de aula diverge de como eles dizem que atuam, seguindo ainda práticas muito reprodutoras de conhecimento. Para chegarmos a esse e a outros resultados, fizemos um estudo teórico do perfil do professor, tomando por base Geraldi (2010), além de pesquisarmos sobre as práticas em sala de aula (ANTUNES, 2003) e as metáforas do comportamento humano, citadas por Alves (2010), que auxiliaram nesse perfil.
Descrição: LIRA, A. A. C. O perfil identitário dos professores de língua portuguesa, de uma escola da cidade de Juripiranga/PB: uma análise a partir da utilização dos métodos utilizados em sala de aula. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26899
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de aceite de Andreia A. C. L.. pdf.pdfPDF - Termo de Deposito121.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
T.C.C. de ANDREIA A. C. L. REVISADO. pdf.pdfPDF - Andreia Araújo Cavalcante de Lira430.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.