Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26909
Título: O ensino de Química e à família Cannabaceae: articulando o ensino de funções orgânicas na educação básica
Autor(es): Brito, Paulo Ferreira de
Palavras-chave: Família Cannabaceae
Ensino de Química
Educação básica
Data do documento: 6-Abr-2022
Resumo: O presente trabalho teve como principal objetivo desenvolver inovações nas práticas educacionais mostrando os benefícios da família Cannabaceae tanto para a sociedade, quanto a indústria e a saúde. Tendo como pergunta norteadora: “O que compõe as plantas Cannabaceae e como utiliza-las para ensinar química?” A utilização da pratica freiriana Temas geradores, foi utilizada com principal aporte teórico nesta pesquisa, sendo dividida em 3 etapas, a primeira foi a pesquisa em artigos trabalhos de dissertação e tese acerca da temática, nesta foi realizado um levantamento dos conteúdos que poderiam ser trabalhados. A segunda etapa da pesquisa foi compreender os contextos que podem ser trabalhados em sala de aula da educação básica, associando aos conteúdos da química, fazendo pontes entre outras ciências que se vincula ao tema gerador trabalhado. E a terceira etapa foi a avaliação dos métodos que podem ser trabalhados em sala de aula. E já como resultados obtidos nesta pesquisa, é analisando os padrões de ensino tradicionais junto a formas atuais de ensino, mostrando a eficiência de se utilizar praticas metodológicas que trazem não só pontos da realidade do aluno, mas sim o leque de conteúdos que envolve todos vários saberes abordados nas áreas das ciências biológicas e exatas. Na sequência ressaltamos a importância dos temas geradores em sala de aula, sinalizado que eles possibilitam o aprendizado dos conteúdos escolares quando vinculados as questões do dia a dia.
Descrição: BRITO, Paulo Ferreira de. O ensino de química e à família Cannabaceae: articulado o ensino de funções orgânicas na educação básica. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/26909
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Paulo Ferreira de BritoTCC - Paulo Ferreira de Brito838.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Deposito292.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.