Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27131
Título: A educação infantil no contexto da pandemia: um estudo de caso sobre a relação família e instituição
Autor(es): Guimarães, Ruty Kelly Pessôa
Palavras-chave: Educação Infantil
Pandemia Covid-19
Aprendizado
Ensino remoto
Data do documento: 7-Out-2021
Resumo: A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos afetivo, social, cognitivo e psicomotor, sendo sua ação complementar à família. Com a Pandemia da Covid 19, o contexto educacional foi completamente modificado, sendo necessária a interrupção do ensino presencial e recomendado, pelos órgãos normativos, de forma emergencial e provisória, o ensino não presencial e/ou remoto. Este estudo teve como objetivo geral analisar a percepção das famílias, no tocante ao ensino remoto na educação infantil, no contexto da pandemia. Como objetivos específicos, tem-se: Investigar as estratégias utilizadas pelas famílias para auxiliarem as crianças no tocante a realização das propostas de atividades e na aprendizagem, avaliar as ações da Escola para proporcionar um ensino de qualidade e evidenciar a diferença entre a rede pública e privada. O referencial teórico constituiu-se de documentos oficiais: (BRASIL, 1996, 1998, 2010, 2020) e de autores como: Abreu e Spaggiari (2017); Melo e Tosta (2008), dentre outros. Utilizou-se como ferramentas metodológicas a pesquisa bibliográfica, exploratória e de campo, na qual utilizamos uma entrevista semiestruturada para a produção dos dados. Foram entrevistadas seis mães de crianças matriculadas em instituições de educação infantil e escolas públicas e privadas de Campina Grande, PB. O estudo evidenciou que as crianças oriundas de instituições de educação infantil, públicas foram as que mais sofreram os danos educacionais da pandemia, uma vez que não possuem condições financeiras para adquirir equipamentos tecnológicos que lhes garantam acompanhar as aulas remotas, como também não possuem o suporte necessário junto à família para terem a possibilidade de acesso às aulas de forma satisfatória. Em se tratando das crianças da escola particulares, os maiores entraves encontram-se na falta de estrutura e preparo dos profissionais de educação para a realização do ensino remoto, pois em muitas famílias foi possível a aquisição de ferramentas tecnológicas, além da contratação de professores particulares, que deram suporte para o desenvolvimento escolar das crianças. Todavia, é preciso ressaltar que a pandemia trouxe grandes dificuldades para se alcançar todos os objetivos educacionais e pedagógicos da Educação infantil, para todas as crianças, independentemente da classe social de pertença.
Descrição: GUIMARÃES, R. K. P. A educação infantil no contexto da pandemia: um estudo de caso sobre a relação família e instituição. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27131
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdf588.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - RUTY KELLY PESSOA GUIMARAES.pdf553.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.