Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27179
Título: Da palavra escrita à tela: as representações do feminino em A vida invisível de Eurídice Gusmão
Autor(es): Oliveira, Vitória Taísa Bertoldo de
Palavras-chave: Literatura
Cinema
Representações do feminino
Personagem
Data do documento: 12-Mai-2022
Resumo: As relações entre literatura e cinema, embora muitas, são muito perceptíveis nas adaptações cinematográficas de romances literários. As produções dos dois meios têm dois pontos centrais que costumam ser comuns em ambas as obras: o fio narrativo das histórias e o emprego de personagens que conduzam as ações ficcionais. O presente trabalho tem por objetivo principal analisar de modo comparativo as representações femininas no romance A vida invisível de Eurídice Gusmão de Martha Batalha (2016) e sua adaptação fílmica denominada A vida invisível de Karim Aïnouz (2019). Partindo de uma abordagem qualitativa e uma metodologia interpretativista de cunho comparatista, as análises tomam como aporte teórico a teoria da adaptação e as considerações acerca das relações entre a linguagem literária e a fílmica, a partir de Stam (2006, 2008) e Hutcheon (2013), e a teoria de personagem e suas funções para a narratologia, com as discussões de Dalcastagnè (2005), Rosenfeld (2014), e Assis Brasil (2019). As análises, inicialmente, abrangem as diversas personagens e alguns aspectos narrativos das obras e, em seguida, são especificadas com base em duas personagens centrais, as irmãs Eurídice e Guida Gusmão. Por fim, o diálogo entre o filme e o livro revela aspectos tanto de convergência quanto de divergência. As personagens femininas são construídas com base nas limitações impostas pela opressão masculina da sociedade representada, o que as condicionam a espaços subalternos. Entretanto, as personagens não se limitam unicamente a esses espaços, mas utilizam os meios que estão ao alcance para se desfazer das amarras pré-definidas, como por fim tentamos demonstrar.
Descrição: OLIVEIRA, V. T. B. Da palavra escrita à tela: as representações do feminino em A vida invisível de Eurídice Gusmão. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27179
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória Taísa Bertoldo de Oliveira.pdfTCC - Vitória Taísa Bertoldo de Oliveira1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - Vitória Taísa.pdfTermo de Depósito - Vitória Taísa155.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.