Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27297
Título: Gestão e políticas públicas de resíduos sólidos urbanos: análise das práticas da gestão do município de Vista Serrana - PB
Autor(es): Dantas, Thaize Monteiro
Palavras-chave: Gestão pública
Políticas públicas
Repasse financeiro governamental
Resíduos sólidos urbanos
Educação ambiental
Data do documento: 18-Jul-2022
Resumo: O consumismo desenfreado de produtos industrializados vem gerando uma séria problemática para o bem estar social e para o meio ambiente, a produção excessiva de resíduos sólidos. Esses resíduos quando dispostos inadequadamente causam sérios danos ao meio ambiente, assim como, gera problemas relacionados à saúde para a sociedade. Diante dessa problemática surge a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei n° 12.305, de 5 de agosto de 2010 e o Decreto n° 10.936, de 12 de janeiro de 2022. A PNRS visa regulamentar o processo de gerenciamento dos resíduos sólidos em todos os municípios do território brasileiro. Nesse sentido, essa política pública promove a não geração dos resíduos sólidos, integrando também, a coleta seletiva e o trabalho dos catadores de materiais recicláveis para reduzir a quantidade de resíduos sólidos urbanos destinados aos aterros sanitários. Portanto, o presente estudo tem por objetivo analisar as principais práticas adotadas pela Gestão Pública Municipal no gerenciamento e manuseio dos resíduos sólidos urbanos gerados pelo município de Vista Serrana – PB, dando ênfase nos principais desafios enfrentados pela gestão pública ao cumprir com as diretrizes estabelecidas pela PNRS. Quanto aos resultados obtidos, o município não possui mais lixão em suas dependências, sendo realizada a coleta, transporte e destinação dos resíduos sólidos por meio de contrato com a empresa EMLURPE, todavia, apesar desse passo significativo, o município não possui qualquer iniciativa quanto à coleta seletiva, tampouco sobre educação ambiental. Tal situação é causada por falta de incentivo da gestão, bem como, pela falta de interesses de alguns funcionários em desenvolver a temática. Os gestores evidenciam também a falta de consciência ecológica da população, e defendem que, para o acontecimento de mudanças, a sociedade deve está integrada a gestão, podendo assim desenvolver a educação ambiental, tanto para a criação de políticas públicas, como para causar mudanças no hábito da população.
Descrição: DANTAS, T. M. Gestão e políticas públicas de resíduos sólidos urbanos: análise das práticas da gestão do município de Vista Serrana - PB. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27297
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaize Monteiro DantasTCC - Thaize Monteiro Dantas658.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito134.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.