Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27439
Título: “Eu não tinha levado um plano b”: o trabalho do professor em formação inicial no estágio supervisionado, no Pibid e no Programa de Residência Pedagógica
Autor(es): Cordeiro, Jéssika Monteiro
Palavras-chave: Trabalho docente
Interacionismo sociodiscursivo
Estágio supervisionado
Programa institucional de bolsas de iniciação à docência
Programa de residência pedagógica
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: Esta monografia tem como objeto o trabalho de professores de Língua Portuguesa em formação inicial em três contextos: no Estágio Supervisionado, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Inserido na perspectiva da Linguística Aplicada brasileira, surgida no final do século XX, que focaliza a análise do trabalho docente, este estudo pretendeu responder ao seguinte questionamento: O que os textos/discursos de estagiários, pibidianos e residentes indicam sobre o trabalho desses professores em seus contextos de iniciação à docência? Para responder a esse questionamento, foi estabelecido o seguinte objetivo geral: identificar em entrevistas, principalmente, nos níveis organizacional e enunciativo, as características do trabalho de professores em formação inicial nos três contextos acima mencionados. A fundamentação teórica compreende dois momentos. No primeiro, abordamos os conceitos de “gênero da atividade”, oriundo das Ciências do Trabalho, de “professor iniciante” (SAUJAT, 2004) e de entrelugar socioprofissional (REICHMANN, 2014). No segundo, apresentamos o conceito de “trabalho do professor” (MACHADO, 2007) e os procedimentos de análise de textos do e sobre o trabalho docente proposto pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART; MACHADO, 2004; MACHADO, BRONCKART, 2009). A presente pesquisa é qualitativa, descritivo-interpretativa e utiliza dados gerados através de entrevistas com quatro docentes: uma estagiária, uma pibidiana e duas residentes. As categorias de análise são três: a primeira aborda o planejamento das aulas e a elaboração de material didático; a segunda focaliza as relações interpessoais estabelecidas nos contextos de iniciação à docência; e a terceira interpreta as dificuldades, as frustrações e as alegrias vivenciadas pelas colaboradoras. Os dados apontam que o trabalho coletivo é mais presente nos programas de iniciação e não tão evidente nos planejamentos e intervenções da disciplina de estágio. Nota-se ainda que a estagiária não se reconhece tanto como professora, mas como aluna-professora. Já a pibidiana e as residentes se vêem como professoras-alunas.
Descrição: CORDEIRO, J. M. “Eu não tinha levado um plano b”: o trabalho do professor em formação inicial no estágio supervisionado, no Pibid e no Programa de Residência Pedagógica. 2022. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27439
Aparece nas coleções:74 - TCC
74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Monteiro Cordeiro.pdfPDF - Jéssika Monteiro Cordeiro774.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito332.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.