Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27717
Título: Entre o clássico e o disruptivo: gênese do populismo penal brasileiro
Autor(es): Nunes, José Felipe Carvalho
Palavras-chave: Populismo penal
Direito penal
Mídia
Poder Legislativo
Data do documento: 4-Ago-2022
Resumo: O trabalho aqui apresentado busca trazer a reflexão sobre como o nosso sistema penal é eivado por discursos populistas e como estes vêm sendo instrumentalizados de forma a proporcionar o crescimento desmedido do Estado penal, com consequências para as mais diversas áreas da vida humana. Nos últimos 30 anos o país pode acompanhar o agigantamento do sistema carcerário brasileiro, assim como a utilização do direito penal enquanto engrenagem de processos judiciais que tiveram fins políticos. Através da utilização da metodologia de análise de pesquisas bibliográficas, pode-se chegar a algumas teorias que intentam explicitar como o processo de produção e enraizamento do populismo penal se dão no seio da sociedade, e como a mídia toma papel fundamental nesses processos de formação de consenso. As teorias de Durkheim, Moscovici, Luhmann e Jakobs foram fundamentais na elaboração de uma visão mais geral para essa problemática apresentada. O trabalho de Luiz Flavio Gomes e Débora de Souza de Almeida foi crucial para o norteamento inicial dessa pesquisa, haja vista sua apresentação de uma possível clivagem no populismo penal que, considerando suas especificidades, tanto parte para criminalização de atores sociais historicamente marginalizados, quanto para a persecução penal de atores socialmente privilegiados. Também pudemos observar os efeitos sociais que essas racionalidades proporcionam à realidade jurídica e social através da análise de determinados dispositivos legais que partiram de clamores populares punitivistas. Palavras chave: Direito Penal. Populismo Penal. Mídia. Poder Legislativo.
Descrição: NUNES, José Felipe Carvalho. Entre o clássico e o disruptivo: gênese do populismo penal brasileiro. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27717
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Felipe Carvalho Nunes.pdfTCC - José Felipe Carvalho Nunes.pdf538.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf93.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.