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Título: Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira
Autor(es): Custódio, Laryssa Kyssia Figueiredo
Palavras-chave: Matemática Financeira
Modelagem Matemática
Sequência didáticas
Cartão de crédito
Data do documento: 14-Set-2022
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido visando apresentar uma proposta alternativa para o ensino da Matemática Financeira no 3º ano do ensino médio. A proposta foi formulada por meio da utilização da Modelagem Matemática alinhada a uma sequência didática, a qual tem como problemática central o entendimento dos mecanismos que regem o funcionamento de um cartão de crédito. A estruturação teórica foi feita através de um levantamento de revisão bibliográfica, em uma abordagem qualitativa traçando assim as reflexões referentes à utilização da Modelagem e das sequências didáticas como um suporte ao ensino da Matemática Financeira. Baseamo-nos em Barbosa (2001, 2004 e 2009), Borges (2008) e Alves (2016). Detalhamos nossa sequência didática e os pontos fundamentais de sua aplicação na sala de aula, com a expectativa de que irá contribuir efetivamente na implementação de novas abordagens de ensino.
Descrição: CUSTÓDIO, L. K. F. Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826
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