Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCustódio, Laryssa Kyssia Figueiredo-
dc.date.accessioned2022-09-28T20:20:57Z-
dc.date.available2022-09-28T20:20:57Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.other21. ed. CDD 510-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826-
dc.descriptionCUSTÓDIO, L. K. F. Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi desenvolvido visando apresentar uma proposta alternativa para o ensino da Matemática Financeira no 3º ano do ensino médio. A proposta foi formulada por meio da utilização da Modelagem Matemática alinhada a uma sequência didática, a qual tem como problemática central o entendimento dos mecanismos que regem o funcionamento de um cartão de crédito. A estruturação teórica foi feita através de um levantamento de revisão bibliográfica, em uma abordagem qualitativa traçando assim as reflexões referentes à utilização da Modelagem e das sequências didáticas como um suporte ao ensino da Matemática Financeira. Baseamo-nos em Barbosa (2001, 2004 e 2009), Borges (2008) e Alves (2016). Detalhamos nossa sequência didática e os pontos fundamentais de sua aplicação na sala de aula, com a expectativa de que irá contribuir efetivamente na implementação de novas abordagens de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Arlandson Matheus Silva Oliveira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectSequência didáticaspt_BR
dc.subjectCartão de créditopt_BR
dc.titleCombinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Laryssa Kyssia Figueiredo CustódioTCC - Laryssa Kyssia Figueiredo Custódio1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito337.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.