Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Custódio, Laryssa Kyssia Figueiredo | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T20:20:57Z | - |
dc.date.available | 2022-09-28T20:20:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-14 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 510 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826 | - |
dc.description | CUSTÓDIO, L. K. F. Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi desenvolvido visando apresentar uma proposta alternativa para o ensino da Matemática Financeira no 3º ano do ensino médio. A proposta foi formulada por meio da utilização da Modelagem Matemática alinhada a uma sequência didática, a qual tem como problemática central o entendimento dos mecanismos que regem o funcionamento de um cartão de crédito. A estruturação teórica foi feita através de um levantamento de revisão bibliográfica, em uma abordagem qualitativa traçando assim as reflexões referentes à utilização da Modelagem e das sequências didáticas como um suporte ao ensino da Matemática Financeira. Baseamo-nos em Barbosa (2001, 2004 e 2009), Borges (2008) e Alves (2016). Detalhamos nossa sequência didática e os pontos fundamentais de sua aplicação na sala de aula, com a expectativa de que irá contribuir efetivamente na implementação de novas abordagens de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Arlandson Matheus Silva Oliveira. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Sequência didáticas | pt_BR |
dc.subject | Cartão de crédito | pt_BR |
dc.title | Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Laryssa Kyssia Figueiredo Custódio | TCC - Laryssa Kyssia Figueiredo Custódio | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 337.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.