Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826
Título: | Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira |
Autor(es): | Custódio, Laryssa Kyssia Figueiredo |
Palavras-chave: | Matemática Financeira Modelagem Matemática Sequência didáticas Cartão de crédito |
Data do documento: | 14-Set-2022 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido visando apresentar uma proposta alternativa para o ensino da Matemática Financeira no 3º ano do ensino médio. A proposta foi formulada por meio da utilização da Modelagem Matemática alinhada a uma sequência didática, a qual tem como problemática central o entendimento dos mecanismos que regem o funcionamento de um cartão de crédito. A estruturação teórica foi feita através de um levantamento de revisão bibliográfica, em uma abordagem qualitativa traçando assim as reflexões referentes à utilização da Modelagem e das sequências didáticas como um suporte ao ensino da Matemática Financeira. Baseamo-nos em Barbosa (2001, 2004 e 2009), Borges (2008) e Alves (2016). Detalhamos nossa sequência didática e os pontos fundamentais de sua aplicação na sala de aula, com a expectativa de que irá contribuir efetivamente na implementação de novas abordagens de ensino. |
Descrição: | CUSTÓDIO, L. K. F. Combinando modelagem e sequências didáticas no estudo de cartões de crédito: uma proposta para o ensino da matemática financeira. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27826 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Laryssa Kyssia Figueiredo Custódio | TCC - Laryssa Kyssia Figueiredo Custódio | 1.28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 337.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.