Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28012
Título: As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado
Autor(es): Silva, Iury Gomes
Palavras-chave: Ensino de geografia
Estágio supervisionado
Método ativo
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 20-Jul-2022
Resumo: A construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica ofertada na rede pública articula em seu conjunto uma série de fatores relacionados tanto à conjuntura geral da realidade escolar, como as particularidades de cada contexto educacional. Diante disso, é sempre importante ter em mente que a intervenção na realidade escolar através da prática docente não deixará de ter suas possibilidades e limites mediados por este cenário. No presente trabalho, o objetivo geral estabelecido foi compreender a importância da gamificação como estratégia didático-pedagógica do processo de ensino-aprendizagem em Geografia no sexto ano do ensino fundamental a partir das atividades regentes desenvolvidas no estágio supervisionado. Trata-se, metodologicamente, de um estudo de abordagem qualitativa baseada em pesquisa exploratória, e que contou, quanto o procedimento metodológico, da pesquisa bibliográfica. Com relação aos resultados alcançados, é interessante destacar que a utilização de metodologias ativas, a exemplo do uso da gamificação com finalidade didático-pedagógica, tem um grande potencial para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Contudo, é necessário considerar que é preciso ter recursos materiais para dá suporte a intervenção. A partir da gamificação, percebeu-se o interesse dos alunos pelos conteúdos geográficos explorados através dos games temáticos e isso reforça a viabilidade desta estratégia no contexto escolar.
Descrição: SILVA, I. G. As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28012
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- IURY GOMES SILVA- depósito.pdfPDF - Iury Gomes Silva1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização de entrega e publicação do TCC no repertório institucional da UEPB.pdfTermo de Depósito745.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.