Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28020
Título: | A ressignificação da reescrita em aulas de língua portuguesa: uma proposta processual e interativa |
Autor(es): | Silva, Ivanilza Pereira da |
Palavras-chave: | Linguística aplicada Escrita Reescrita Ensino |
Data do documento: | 28-Out-2022 |
Resumo: | A reescrita é uma etapa fundamental no processo da escrita de textos, sendo importante refletir sobre as práticas de mediação adotadas pelo docente para ressignificar a reescrita textual em sala de aula de Língua Portuguesa (doravante LP). Sob à luz das produções científicas de pesquisadores da Linguística Aplicada (doravante LA) e da Didática do Ensino relacionadas à atuação docente de LP, a presente investigação foi norteada através das seguintes indagações: de que forma o docente de LP deve contribuir para gerar uma reflexão/ação nos discentes sobre a realização da reescrita de textos? Que tipo de estratégia o professor de LP pode utilizar para fomentar no aluno o interesse e o desenvolvimento da reescrita? Diante disso, o objetivo geral visou apresentar aos docentes uma proposta de intervenção para a 3ª Série do Ensino Médio, dando um novo significado à reescrita de textos solicitada em aulas de LP. Para tanto, o referencial teórico teve como principais estudiosos Antunes (2003; 2009), Cunha; Costa; Martelotta (2021), Moita-Lopes (2006; 2021), Marcuschi (2010), Oliveira (2010), Pereira (2021), Ruiz (2018), dentre outros. A metodologia utilizada considerou a natureza qualitativa e abordagem técnica de pesquisa bibliográfica. Ao final, a análise da proposta sinalizou que, através da mediação docente, os alunos, certamente, estarão estimulados a realizar a reescrita. Bem como, o procedimento de correção realizado pelo professor pode provocar nos estudantes uma reflexão/ação sobre a reescrita de seus textos, etapa que não deve ser negligenciada no contexto escolar. Assim, fica evidente a necessidade de compreender a sócio-história do docente de LP, considerando a realidade de seu contexto específico perante todas as interferências que, por vezes, impedem a mediação da reescrita de textos dentro do contexto escolar. |
Descrição: | SILVA, I. P. da. A ressignificação da reescrita em aulas de Língua Portuguesa: uma proposta processual e interativa. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28020 |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivanilza Pereira da Silva | PDF - Ivanilza Pereira da Silva | 362.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 1.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.