Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28533
Título: Professor/a, tá na hora de brincar? um estudo sobre a função da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Mariana Olegário
Palavras-chave: Lúdico
Ensino fundamental
Prática pedagógica
Data do documento: 27-Jul-2022
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a função da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. De modo específico, conhecer concepções de professoras sobre a presença e a importância da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar atividades lúdicas desenvolvidas nos anos iniciais do ensino fundamental e evidenciar as atividades lúdicas relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem. Para isso, fundamentamos o estudo nas contribuições teóricas de autores como Brougère (1994), Barros (2009), Huizinga (1971), Teixeira (1995), Rego (1995) e outros. Afim de investigar a atuação do lúdico nos anoss iniciais do ensino fundamental, utilizamos a abordagem qualitativa como procedimento metodológico, tendo como instrumento de pesquisa entrevistas e questionários realizados com professores atuantes na referida etapa. Esse estudo revelou que o lúdico, no sentido de brincadeiras e jogos, contribui significativamente no processo de ensino e aprendizagem infantil, uma vez que é uma das formas da criança apreender, compreender, descobrir e intervir no mundo onde está inserida. A pesquisa revelou também, que os professores reconhecem a importância da ludicidade para o desenvolvimento integral da criança, mas enfrenta desafios quando se dispõe a incluir e realizar atividades lúdicas na sua prática pedagógica.
Descrição: SILVA, M. O. Professor/a, tá na hora de brincar? um estudo sobre a função da ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28533
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Olegário Silva.pdfPDF - Mariana Olegário Silva670.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.