Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28585
Título: | As contribuições do conto The happy prince, de Oscar Wilde para o letramento literário nas aulas de inglês como LE |
Autor(es): | Oliveira, Gleyceslaine Maria Souza de |
Palavras-chave: | The happy prince Oscar Wilde Ensino de literatura Educação básica |
Data do documento: | 27-Out-2022 |
Resumo: | O ensino de Língua Inglesa, têm sido na maioria das vezes visto como limitado a práticas gramaticais de forma descontextualizada, onde de certa forma há a exclusão do texto literário, justificada a falta de materiais, grande número de alunos, bem como a falta de interesse dos educandos pela literatura. Dessa forma, mediante as circunstâncias de aula atuais, a escolha das metodologias ativas adequadas deve ser feita com cautela, respeitando as limitações dos estudantes, o conhecimento prévio, domínio das ferramentas tecnológicas, bem como a privação delas, a maturidade intelectual e literária, hobbies, interesses, entre outros, para que a interação em grupo seja concebida interdisciplinarmente abundante, que faça sentido para os discentes e seja eficaz. Assim, a pesquisa aplicada teve como protagonistas os alunos da 1ª série “C”, da Escola Cidadã Integral Antonieta Corrêa de Menezes. Para este trabalho o processo metodológico enfatizou a aplicação da sequência básica de letramento literário de Rildo Cosson (2021). Portanto, entendemos que na sala de aula o texto literário apresenta-se como uma janela, onde o ato de leitura se (re)caracteriza, se reconstrói, abrindo caminhos para a troca de experiências literárias múltiplas. Desta forma, para este estudo, lançamos mãos dos pressupostos teóricos postulados por Adail Sobral (2009), Cosson (2021), Perrone-Moisés (2016), Facina (1971), Candido (1973), Durão (2020), Gil (2002), Lipovetsky (2005) dentre outros estudiosos que contribuíram para a feitura deste trabalho. Contudo, a aplicação da adaptação do conto The Happy Prince, de Oscar Wilde (1888), embasada pela sequência básica de Cosson (2021), fora o núcleo deste trabalho. |
Descrição: | OLIVEIRA, G. M. S. de. As contribuições do conto The happy prince, de Oscar Wilde para o letramento literário nas aulas de inglês como LE. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28585 |
Aparece nas coleções: | III - EELLEB - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gleyceslaine Maria Souza de Oliveira | PDF - Gleyceslaine Maria Souza de Oliveira | 19.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 260.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.