Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28739
Título: O princípio do numerus clausus na execução penal: ferramenta de enfrentamento ao estado de coisas inconstitucional das prisões brasileiras
Autor(es): Carregosa, Malu Stanchi
Palavras-chave: Execução penal
Superlotação carcerária
Numerus clausus
Estado de coisas inconstitucional
Data do documento: 21-Nov-2022
Resumo: A investigação pretende analisar o princípio do Numerus Clausus na execução penal como instrumento ao Poder Judiciário ao enfrentamento do estado de coisas inconstitucional das prisões brasileiras. Adotando postura propositiva, por meio do delineamento das possibilidades de mobilização de institutos jurídicos da execução penal para a mitigação da superlotação carcerária, trata-se de contribuir à mobilização de argumentos que ensejem a promoção do tratamento digno das pessoas privadas de liberdade, em conformidade às obrigações convencionais, constitucionais e legais de direitos humanos assumidas pelo Estado brasileiro. Com vistas ao adensamento crítico das discussões propostas, foram analisados os autos processuais da ADPF 347, objetivando ampliar a compreensão das disputas em torno da técnica decisória do estado de coisas inconstitucional. Ademais, foi realizada uma revisão da doutrina especializada sobre o princípio do Numerus Clausus, para verificação do panorama conceitual e fático predisposto. Enfim, empreendeu-se a análise de decisões emblemáticas de tribunais superiores, mencionadas na literatura prescrutada sobre o tema, pretendendo identificar como o referido princípio tem sido mobilizado pelo Poder Judiciário enquanto método para redução da superlotação nas instituições penais brasileiras.
Descrição: CARREGOSA, M. S. O princípio do numerus clausus na execução penal: ferramenta de enfrentamento ao estado de coisas inconstitucional das prisões brasileiras. 2023. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28739
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Malu Stanchi Carregosa943.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito370.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.