Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30090
Título: Guerra na Ucrânia: causas e consequências sob a perspectiva do realismo estrutural nas relações internacionais.
Autor(es): Rodrigues Trindade, Julio Cezar
Palavras-chave: Guerra na Ucrânia
Direito Internacional
Otan
URSS
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral identificar e analisar as causas e consequências do conflito na Ucrânia, analisar o processo de dissolução da URSS, o fim da Guerra Fria e a busca norte-americana pela hegemonia geopolítica através do uso de organizações supranacionais e técnicas de intervenção externa como Soft, Hard, Smart Power e portanto demonstrar a dinâmica do conflito no leste europeu. Inicialmente demonstra os fatores históricos que ocasionaram o fim da URSS e Guerra Fria e a busca da unipolaridade geopolítica pelos EUA. Em seguida, discorre-se sobre o uso de procedimentos de intervenção estrangeira. Não obstante se analisa o papel das organizações supranacionais principalmente OTAN e UE e seus efeitos no conflito ucraniano. Ademais demonstra os eventos ocasionados pela Revolução Laranja e os golpes de estado na Ucrânia. Por fim observa-se e discorre sobre os danos causados pelo conflito e analisa a gravidade da situação.
Descrição: TRINDADE, Júlio. Guerra na ucrânia: causas e consequências sob a perspectiva do realismo estrutural nas relações internacionais. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30090
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf461.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Julio Cezar Rodrigues Trindade.pdfTCC - Julio Cezar Rodrigues Trindade.pdf1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.