Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30154
Título: O direito fundamental à educação da criança com transtorno do espectro autista e a judicialização de demandas no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte
Autor(es): Dias, Mirelle de Luna
Palavras-chave: Direitos fundamentais
Educação inclusiva
Deficiência
Autismo
Data do documento: 11-Set-2023
Resumo: O referido artigo apresenta uma análise acerca dos direitos fundamentais, mais precisamente o direito à educação, em relação à criança com transtorno do espectro autista (TEA). Nesse sentido, expõe normas internacionais e nacionais referentes à determinação do direito à educação como um direito fundamental e, ainda, destaca a necessidade enfrentada pelo legislador em especificar as normas para abranger os indivíduos atípicos. Ademais, demonstra o histórico legislativo dos ditames da educação inclusiva e o cenário atual das instituições de ensino, detalhando as principais normas atuais. Ainda, explicita as funções dos Poderes Judiciário, na salvaguarda ao acesso à educação da criança com TEA. Buscando compreender, em casos de não cumprimento da legislação pelas instituições de ensino e empecilho para o acesso à educação por parte da criança com autismo, o papel do Poder Judiciário e como tem ocorrido a judicialização de processos que apresenta como demanda o tema em questão nos tribunais pátrios. O presente artigo adotou o método de pesquisa bibliográfica, através de investigação legislativa e jurisprudencial, artigos científicos e conteúdos dispostos em sites, especificamente a aba de pesquisa “jurisprudência” no sítio eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Por fim, em observância aos dados expostos, chega-se à conclusão de que a judicialização não apresenta um alto volume, com resultados em maior número de ações que tratam acerca da saúde, apresentando planos de saúde e entes públicos como polo passivo, ratificando a necessidade de estudos como o presente, a fim de conscientizar e incentivar o público alvo na busca seus direitos.
Descrição: DIAS, Mirelle de Luna. O direito fundamental à educação da criança com transtorno do espectro autista e a judicialização de demandas no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. 2023. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30154
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mirelle de Luna Dias.pdfTCC - Mirelle de Luna Dias.pdf462.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf265.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.