Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30197
Título: Trabalho análogo ao de escravo no ambiente doméstico: a violação dos direitos trabalhistas e a falsa relação de afeto entre empregadora e empregada.
Autor(es): Vidal, Nayana Kivia de Brito
Palavras-chave: Empregadas domésticas
Violação de direitos
Direitos trabalhistas
Data do documento: 13-Set-2023
Resumo: A abolição da escravatura foi decretada a mais de um século, no entanto, a pratica da escravidão moderna vem mostrando que esse crime contra a humanidade ainda está presente em meio a sociedade. Um dos setores que o trabalho escravo contemporâneo se configura é o doméstico. Nos últimos anos ocorreram resgates por todas as partes do Brasil de mulheres em situação análoga à de escravo no ambiente doméstico, o que choca, principalmente, é a quantidade de anos que a condição se estende além da desculpa de um “afeto” por parte dos que praticam o crime para justificar tal conduta. Assim, a presente pesquisa busca analisar como o falso afeto nas relações de trabalho doméstico viola os direitos trabalhistas e mascaram situações de trabalho análogo ao de escravo, com objetivos específicos conceituar essa prática criminosa, fazendo um paralelo entre a nova e a antiga escravidão, entender como a escravidão moderna acontece no país, analisar como o ordenamento brasileiro trata as empregadas domésticas e explicar em que casos acontece o trabalho doméstico escravo e como o afeto mascara essas situações. O estudo foi elaborado com base no método indutivo, através de abordagem qualitativa, com perfil exploratório e fundamentado por referências bibliográficas. Restou demonstrado na pesquisa que o trabalho escravo doméstico é um dos mais recorrentes no meio urbano, que o perfil das vítimas é mulher, pobre e negra. Que as vitimas são atraidas pela falsa idéia de uma vida melhor e alimentadas por um “falso afeto” que acabam por mascarar as situações de escravidão e violar os reais direitos das domésticas.
Descrição: VIDAL, Nayana Kivia de Brito. Trabalho análogo ao de escravo no ambiente doméstico: a violação dos direitos trabalhistas e a falsa relação de afeto entre empregadora e empregada. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30197
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf576.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Nayana Kivia de Brito Vidal.pdfTCC - Nayana Kivia de Brito Vidal.pdf891.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.