Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30266
Título: História da matemática e pseudo-histórias: análise de trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, Janilson Calixto da
Palavras-chave: História da Matemática
Educação Matemática
Ensino - aprendizagem
Data do documento: 24-Ago-2023
Resumo: O ensino da Matemática ao longo do tempo tem passado por diversas transformações que tem como objetivo a melhoria do ensino e aprendizagem desta disciplina em sala de aula. Na Educação Matemática diversos estudos científicos são apresentados de acordo com os campos de estudo pertinentes a esta área de conhecimento, dos quais a História da Matemática como recurso didático no auxílio do ensino dos conteúdos matemáticos tem um papel fundamental nesse processo escolar. Partindo disto, neste trabalho é apresentada uma análise dos trabalhos de conclusão de curso (TCCs) da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), instituição pública de ensino superior, os quais tenham abordado a História da Matemática em suas temáticas. Para este estudo consideramos o uso de pseudo-histórias na Matemática como proposta de análise destes documentos acadêmicos. Foi identificado que esta análise se caracteriza como uma pesquisa documental, de caráter bibliográfico, realizada a partir de análise de textos acerca do uso da História da Matemática e as pseudo-histórias em sala de aula, bem como os trabalhos de conclusão de curso identificados durante o estudo. Como principal recurso de análise foram utilizados os elementos ou descritores da Arquitetura dos Mitos, de Allchin (2002), a partir do trabalho de Daniel Silva (2021), para a identificação dessas características presentes nesses relatos pseudo-históricos. Para isto é preciso entender que as pseudo-histórias, apesar de serem baseadas em conhecimentos científicos historicamente aceitos, podem criar mitos pela forma como são contadas, distorcendo o percurso histórico e até mesmo omitindo personagens que contribuíram para a produção de determinado conhecimento. De acordo com a Arquitetura dos mitos, esses relatos pseudo-históricos apresentam determinadas características que podem ser categorizadas em: monumentalidade, idealização, drama afetivo ou narrativa explicativa e de justificação. Por fim, após a análise dos dados obtidos ao longo do estudo foram apresentadas as principais características encontradas nos relatos pseudo-históricos identificados nos TCCs, os quais, em sua grande maioria, apresentaram atributos dos descritores monumentalidade e drama afetivo, mas também a importância do uso da História da matemática na educação.
Descrição: SILVA, Janilson Calixto da. História da matemática e pseudo-histórias: análise de trabalhos de conclusão de curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual da Paraíba. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30266
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Janilson Calixto da Silva.pdfTCC - Janilson Calixto da Silva1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito500.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.