Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30964
Título: A prática da vaquejada: antinomia entre direitos fundamentais sob a tese da única resposta correta de Ronald Dworkin.
Autor(es): Carvalho, Helka Waleria da Silva
Palavras-chave: Direitos fundamentais
Teoria da decisão jurídica
Ronald Dworkin
Vaquejada
Data do documento: 1-Dez-2023
Resumo: Com o intuito de analisar a aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro da tese jurídica da única resposta correta proposta por Ronald Dworkin, o presente trabalho possui como objetivo central averiguar a utilização de tal tese no questionamento da constitucionalidade da vaquejada no Brasil. Os métodos aplicados para desenvolver a pesquisa são o dialético e o estudo de caso, uma vez que foi posto o modelo de regras de Ronald Dworkin frente ao conflito de direitos fundamentais envolvendo a prática da vaquejada, sendo utilizado o procedimento metodológico de revisão bibliográfica e documental.Com isso, observou-se que, apesar da tese jurídica da única resposta correta ser controversa, ela não se encontra distante da realidade brasileira, pois por diversas vezes o julgador se depara com casos que são difíceis, do ponto de vista da decisão mais coerente, e consegue de forma íntegra chegar ao melhor resultado deste caso para a sociedade, demonstrando assim que de fato existe uma única resposta correta.
Descrição: CARVALHO, Helka Waleria da Silva. A prática da vaquejada: antinomia entre direitos fundamentais sob a tese da única resposta correta de Ronald Dworkin. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30964
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf521.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Helka Waleria da Silva Carvalho.pdfTCC - Helka Waleria da Silva Carvalho.pdf756.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.