Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3103
Título: Enquanto Deus bebe vinho
Autor(es): Chaves Neto, Oziel Rodrigues
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Romance Brasileiro
Data do documento: 17-Mar-2014
Resumo: No livro Enquanto Deus Bebe Vinho, a Literatura toma vida própria — assumindo a posição de narradora — contando a história de Severino Júnior, um garoto de pai carioca e mãe paraibana que entram em processo de separação. Arrancado da mãe e da Paraíba, o protagonista, ainda na pré-adolescência, é levado ao Rio de Janeiro. Lá ele sofre bullying devido à sua origem nordestina. À beira de assassinar um de seus agressores acontece algo inesperado que faz seu ataque cessar em última instância. Ele se recolhe no seu sofrimento silencioso enquanto vai se passando os anos. Júnior faz vestibular para as universidades paraibanas e consegue passar na UEPB, o que garante seu regresso e permanência na sua terra, longe dos "monstros cariocas". Mas, ao retornar, ele passa por uma mutação espiritual: já com indícios claros de depressão, Júnior adquire um senso apurado de indiferença e maldade. Comete atrocidades, como criar em cativeiro duas crianças nas quais ele compra a uma moradora de rua. Esse é o ponto alto da obra. As "criaturinhas" passam por uma miríade de torturas tanto físicas quanto psicológicas. Sua mulher, Angélica — referência aos anjos —, o ajuda no trabalho hediondo. Trata-se de um romance niilista de cunho realista — portanto, pessimista — em que o autor mostra até onde pode chegar às consequências oriundas do passado amazelado do ser humano.
Descrição: Chaves Neto, O. R. Enquanto Deus bebe vinho. 2014. 154f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3103
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Oziel Rodrigues Chaves Neto.pdfOziel Rodrigues Chaves Neto1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.