Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31176
Título: Base Nacional Comum Curricular e teoria das competências em contexto de atuação política no município de Soledade/PB
Autor(es): Mauricio, Rafaela Herminio da Cunha
Palavras-chave: Teoria das competências
Atuação política
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Data do documento: 14-Out-2022
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da teoria das competências na rede municipal de educação do município de Soledade/PB, tomando como referência empírica o ensino fundamental, anos iniciais. A BNCC foi aprovada em 2017 e iniciou um novo ciclo na política de currículo voltada à sua implementação. Esse documento foi cogitado desde fins da década de 1990, uma vez que a Constituição Federal de 1988 já enfatizava a necessidade de uma Base Comum Curricular para a educação do país. No entanto, a sua efetivação tem sido motivo de muitas críticas, principalmente por parte de pesquisadores/as, intelectuais, professores/as, sindicalistas da área, mesmo ela sendo considerada importante à formulação das políticas educacionais. A BNCC adota a teoria das competências, um dos motivos das críticas, que começou a ganhar espaço na educação brasileira na década de 1990 e, do ponto de vista teórico, não tem sido avaliada como uma boa alternativa para fundamentação curricular, por ser considerada excessivamente associado à lógica e às demandas do mercado capitalista e neoliberal. O método utilizado consiste em uma abordagem qualitativa do tipo análise documental, no qual foram utilizados questionários para a coleta de dados, enviados por meio do Google Forms e de e-mail. Contou com a participação de três profissionais da educação, sendo uma professora, uma coordenadora pedagógica que atua na secretaria municipal da referida rede municipal e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Para a análise recorre a autores como Ball, Maguire e Braum (2016), Sacristán (2016), Machado (2012) e outros. Concluiu-se que há um descompasso entre as proposições do MEC, previstas na BNCC, as percepções dos participantes da pesquisa e pesquisadores/intelectuais que fazem críticas ao documento e ao processo para sua implementação. Para além da mera implementação, as comunidades escolares vivenciam um processo de atuação política pela qual a BNCC é reinterpretada e ressignificada. Não foram identificados indícios de atuação em prol de projetos mais apropriados às demandas educacionais brasileiras do que o proposto pela BNCC.
Descrição: MAURICIO, R. H. C. Base Nacional Comum Curricular e teoria das competências em contexto de atuação política no município de Soledade/PB. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31176
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RAFAELA HERMINIO DA CUNHA MAURICIO.pdfPDF - Rafaela Herminio da Cunha Mauricio823.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO TCC.pdfTermo de depósito17.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.