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Título: Leitura e escrita do cordel a partir de lendas: análise de uma experiência aplicada no 6º ano de ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Karla Maria dos Santos
Palavras-chave: Literatura de cordel
Lendas
Práticas de leitura e escrita
Data do documento: 21-Jun-2023
Resumo: O presente estudo realiza uma análise crítica da experiência com o gênero literário cordel, através de uma sequência didática desenvolvida em uma turma do 6º ano do ensino fundamental, em uma escola pública do município de Alcantil-PB. O objetivo central da experiência desenvolvida foi analisar o desempenho dos alunos na leitura e produção do gênero cordel, a partir de atividades propostas. A pesquisa realizada corresponde a uma pesquisa-ação, a partir de uma sequência didática com o propósito de responder à questão problema sobre: Qual a recepção dos alunos do 6º ano de um trabalho de leitura e produção de cordéis a partir de lendas folclóricas?. Como pressuposto teórico utilizamos Cosson (2009), Abreu (2006), Freire (2002), Vygotski (2002), dentre outros. A prática da leitura e da escrita do cordel se constituiu como um momento rico e significativo para as crianças ao estabelecermos uma interlocução com o tema das lendas conhecidas dos alunos.
Descrição: ARAÚJO, K. M. dos S. Leitura e escrita do cordel a partir de lendas: análise de uma experiência aplicada no 6º ano de ensino fundamental. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31307
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