Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Janniele Rebeca Trajano da-
dc.date.accessioned2024-05-14T12:49:52Z-
dc.date.available2024-05-14T12:49:52Z-
dc.date.issued2023-09-04-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31469-
dc.descriptionSILVA, J. R. T. Contação de história no ensino fundamental I - relato de experiência no estágio supervisionado. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi fruto da vivência durante a disciplina obrigatória Estágio Supervisionado IV (ENSINO FUNDAMENTAL), realizado no período 2022.1, atendendo a uma exigência do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. O estágio foi realizado numa Escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB, com a turma do 1° ano do ensino fundamental, entre maio e junho de 2022. O objetivo geral deste artigo centra-se em compreender a importância da contação de histórias para a formação e desenvolvimento da criança no ensino fundamental I. Nesse sentido, a contação de história se consolida como uma prática pedagógica de incentivo ao gosto pela leitura, por isso é imprescindível que os docentes realizem essa prática diariamente, criando nas crianças o desejo de aprender a ler de forma prazerosa. Além de que, é importante destacar que a contação de história, apesar da aparente, simplicidade, de ser executada, exige um preparo do contador/narrador, que deve conhecer a história previamente, utilizar gestos corporais, ficar atento a entonação da voz, além de usar recursos lúdicos para enriquecer o momento. Para a construção teórica deste trabalho, utilizamos como aporte os seguintes autores: Freire (1921); Ferreiro (1995); Abramovich (1997); Barbosa (2006); Lima (2008); Alves (2011); Camargo e Padilha (2016); Borba (2019) e Almeida (2021). Concluiu-se a proposta de implementar a contação de história na sala de aula para contribuir na formação e desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria do Socorro Moura Montenegropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.titleContação de história no ensino fundamental I - relato de experiência no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Janniele Rebeca Trajano da Silva.pdfPDF - Janniele Rebeca Trajano da Silva408.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito428.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.