Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31609
Título: A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem
Autor(es): Costa, Vitória Caroline Santos
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA
Educação inclusiva
Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: O presente artigo de conclusão de curso em Pedagogia aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva da educação inclusiva, com foco no papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Destaca a necessidade de compreender e aprimorar práticas educativas na EJA que é uma modalidade de ensino marcada pela diversidade de sujeitos. O estudo ressalta a falta de prioridade e investimentos na EJA, traduzido na falta de condições estruturais e pedagógicas, mesmo sendo uma modalidade de ensino fundamental na promoção da inclusão social. Os objetivos do artigo são: Conceituar a Educação de Jovens e Adultos na perspectiva da educação inclusiva, como também os desafios dessa modalidade de ensino, analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores na EJA, especialmente ao lidar com alunos com deficiência e comparar as dificuldades e desafios analisados no referencial teórico aos enfrentados pelas professoras do estudo de caso realizado. Além disso, busca-se refletir sobre as principais dificuldades enfrentadas por professores/as dessa modalidade em lidar com alunos e alunas com deficiência que buscam a EJA como possibilidade de assegurar o direito a aprender. Tal reflexão é pautada a partir de uma discussão teórica sobre a temática, bem como, a partir de um diálogo estabelecido com professoras de uma escola pública de Campina Grande/PB que atuam nessa modalidade de ensino. Desse modo, a pesquisa evidenciou, não apenas as dificuldades enfrentadas pelos/as sujeitos da EJA (professores/as e alunos/as), mas também serviu para ressaltar a necessidade contínua de reflexão sobre a importância da EJA e a necessidade lutar por políticas públicas que garantam a EJA como um espaço fundamental para a inclusão social e educacional, proporcionando a todos os sujeitos que buscam a escola, oportunidades de desenvolver plenamente seu potencial.
Descrição: COSTA, V. C. S. A educação inclusiva e EJA e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31609
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vitória Caroline Santos Costa.pdfPDF - Vitória Caroline Santos Costa280.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de depósito203.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.