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dc.contributor.authorSilva, Daniella Henriques da-
dc.date.accessioned2024-05-27T14:50:11Z-
dc.date.available2024-05-27T14:50:11Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.otherCDD 372.6551-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31649-
dc.descriptionSILVA, D. H. O papel da professora assistente em aulas de inglês em uma escola bilíngue. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, no contexto de escolas bilíngues, é comum encontrar duas categorias de professores (Headteacher/Teacher Assistant) que parecem exercer papeis distintos em sala de aula. Com a falta de produções teóricas acerca desse profissional, tornou se significativo investigar o seu papel. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel de uma professora assistente em aulas de inglês em uma escola bilíngue. Diretamente ligados ao objetivo geral, os objetivos específicos são: i) compreender as atribuições do professor assistente de escolas bilíngues à luz da teoria; ii) comparar as reais atribuições desse professor com o que consta na legislação brasileira relacionada à Educação Bilíngue; e iii) refletir sobre a identidade docente de uma Professora Assistente. Inicialmente, revisitamos a história da Língua Inglesa no Brasil e, ao analisarmos o que diz a legislação brasileira (LDB), utilizamos as ideias de Jucá (2010), Siqueira (2005), Baker (2011) e Megale (2019). Em seguida, discorremos sobre o papel do professor assistente e suas atribuições, tendo como base os argumentos de Tardif (2014) e Sayão (2005) e, por fim, refletimos sobre sua identidade docente, tendo como suporte teórico os pensamentos de Tristão (2004), Maranhão (2002), Pinheiro (2017), Anghinoni e Pozzobon (2017), Ferreira e Guedes (2020). Além disso, contemplamos importantes documentos de âmbito nacional, como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Brasil, 1996) e a resolução sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue (Parecer CNE/CEB n° 2/2020). Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, por meio do qual realizamos uma Entrevista Semiestruturada com uma Professora Assistente de uma Escola Bilíngue da rede privada no município de Campina Grande/PB com o propósito de alcançar os objetivos descritos neste estudo. Após a análise do corpus, constatamos que a Professora Assistente atua como uma colaboradora valiosa para professores e alunos, podendo desempenhar funções importantes dentro de sala de aula e que o educar e o cuidar estão intimamente atrelados. Com esta pesquisa, buscamos contribuir de forma positiva para o debate acerca do papel do professor assistente em aulas de língua inglesa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subjectProfessora assistentept_BR
dc.titleO papel da professora assistente em aulas de inglês em uma escola bilínguept_BR
dc.typeOtherpt_BR
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