Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31649
Título: O papel da professora assistente em aulas de inglês em uma escola bilíngue
Autor(es): Silva, Daniella Henriques da
Palavras-chave: Educação bilíngue
Identidade docente
Professora assistente
Data do documento: 7-Mar-2024
Resumo: Atualmente, no contexto de escolas bilíngues, é comum encontrar duas categorias de professores (Headteacher/Teacher Assistant) que parecem exercer papeis distintos em sala de aula. Com a falta de produções teóricas acerca desse profissional, tornou se significativo investigar o seu papel. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel de uma professora assistente em aulas de inglês em uma escola bilíngue. Diretamente ligados ao objetivo geral, os objetivos específicos são: i) compreender as atribuições do professor assistente de escolas bilíngues à luz da teoria; ii) comparar as reais atribuições desse professor com o que consta na legislação brasileira relacionada à Educação Bilíngue; e iii) refletir sobre a identidade docente de uma Professora Assistente. Inicialmente, revisitamos a história da Língua Inglesa no Brasil e, ao analisarmos o que diz a legislação brasileira (LDB), utilizamos as ideias de Jucá (2010), Siqueira (2005), Baker (2011) e Megale (2019). Em seguida, discorremos sobre o papel do professor assistente e suas atribuições, tendo como base os argumentos de Tardif (2014) e Sayão (2005) e, por fim, refletimos sobre sua identidade docente, tendo como suporte teórico os pensamentos de Tristão (2004), Maranhão (2002), Pinheiro (2017), Anghinoni e Pozzobon (2017), Ferreira e Guedes (2020). Além disso, contemplamos importantes documentos de âmbito nacional, como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (Brasil, 1996) e a resolução sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Bilíngue (Parecer CNE/CEB n° 2/2020). Este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, por meio do qual realizamos uma Entrevista Semiestruturada com uma Professora Assistente de uma Escola Bilíngue da rede privada no município de Campina Grande/PB com o propósito de alcançar os objetivos descritos neste estudo. Após a análise do corpus, constatamos que a Professora Assistente atua como uma colaboradora valiosa para professores e alunos, podendo desempenhar funções importantes dentro de sala de aula e que o educar e o cuidar estão intimamente atrelados. Com esta pesquisa, buscamos contribuir de forma positiva para o debate acerca do papel do professor assistente em aulas de língua inglesa.
Descrição: SILVA, D. H. O papel da professora assistente em aulas de inglês em uma escola bilíngue. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31649
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Daniella Henriques.pdfPDF - Daniella Henriques da Silva559.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Deposito.pdfTermo de depósito76.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.