Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31655
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Edjane Paulino dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-28T10:49:44Z | - |
dc.date.available | 2024-05-28T10:49:44Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31655 | - |
dc.description | SANTOS, E. P. A literatura indígena na sala de aula: um estudo a partir da leitura e discussão de crônicas de Daniel Munduruku. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo objetiva analisar as representações acerca do indígena em uma turma do nono ano do ensino fundamental e discutir possíveis razões desses povos ainda serem vistos/ descritos de forma preconceituosa e estereotipada. A origem da pesquisa se deu pelo fato de que, apesar dos estudos atuais ressaltarem as contribuições dos povos originários, a escola, muitas vezes, acaba retrocedendo ao passado histórico do Brasil no século XVI para abordar questões/ imagens a respeito desse povo. Partindo dessa problemática, a partir de uma sequência didática baseada nos estudos de Cosson, tivemos como objeto de estudo duas crônicas de Daniel Munduruku (“É índio ou não é índio?” e “O que fazem com os mosquitos?”), nas quais foram analisadas as representações/concepções acerca do indígena. Dessa forma, o presente trabalho pretende contribuir para a desmistificação de estereótipos epreconceitos em relação ao indígena, bem como dar visibilidade à literatura indígena. A metodologia adotada é a pesquisa-ação. Para embasamento da pesquisa, recorremos aos estudos de Cosson (2006, 2012, 2014, 2016, 2018), Silveira e França (2014), Thíel, (2012), Graúna (2013, 2014), Regino (2003), Soares (2000, 2006), Andrade e Silva (2017) e Daniel Munduruku (2010, 2016). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de Souza Neves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Povos indígenas | pt_BR |
dc.title | A literatura indígena na sala de aula: um estudo a partir da leitura e discussão de crônicas de Daniel Munduruku | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC EDJAANE ((2024)) ED. NOVO.pdf | PDF - Edjane Paulino dos Santos | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA SISTEMA.pdf | Termo de depósito | 403.46 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.