Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Edjane Paulino dos-
dc.date.accessioned2024-05-28T10:49:44Z-
dc.date.available2024-05-28T10:49:44Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31655-
dc.descriptionSANTOS, E. P. A literatura indígena na sala de aula: um estudo a partir da leitura e discussão de crônicas de Daniel Munduruku. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar as representações acerca do indígena em uma turma do nono ano do ensino fundamental e discutir possíveis razões desses povos ainda serem vistos/ descritos de forma preconceituosa e estereotipada. A origem da pesquisa se deu pelo fato de que, apesar dos estudos atuais ressaltarem as contribuições dos povos originários, a escola, muitas vezes, acaba retrocedendo ao passado histórico do Brasil no século XVI para abordar questões/ imagens a respeito desse povo. Partindo dessa problemática, a partir de uma sequência didática baseada nos estudos de Cosson, tivemos como objeto de estudo duas crônicas de Daniel Munduruku (“É índio ou não é índio?” e “O que fazem com os mosquitos?”), nas quais foram analisadas as representações/concepções acerca do indígena. Dessa forma, o presente trabalho pretende contribuir para a desmistificação de estereótipos epreconceitos em relação ao indígena, bem como dar visibilidade à literatura indígena. A metodologia adotada é a pesquisa-ação. Para embasamento da pesquisa, recorremos aos estudos de Cosson (2006, 2012, 2014, 2016, 2018), Silveira e França (2014), Thíel, (2012), Graúna (2013, 2014), Regino (2003), Soares (2000, 2006), Andrade e Silva (2017) e Daniel Munduruku (2010, 2016).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Ana Lúcia Maria de Souza Nevespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.titleA literatura indígena na sala de aula: um estudo a partir da leitura e discussão de crônicas de Daniel Mundurukupt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC EDJAANE ((2024)) ED. NOVO.pdfPDF - Edjane Paulino dos Santos1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA SISTEMA.pdfTermo de depósito403.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.