Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gonçalves, Jamilly Cristine Vasconcelos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T14:53:52Z | - |
dc.date.available | 2024-07-05T14:53:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32144 | - |
dc.description | GONÇALVES, J. C. V. Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024 | pt_BR |
dc.description.abstract | Analisar as dificuldades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no processo de alfabetização foi o objeto de estudo desse trabalho de conclusão de curso. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica do objeto de estudo, englobando artigos acadêmicos e livros especializados, pesquisa documental e uma entrevista estruturada com uma pedagoga especialista na área. Foram analisadas e apresentadas alternativas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor, para garantir a inclusão escolar desses alunos em sala de aula regular. Esses alunos demonstram dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados, o que pode levar a distrações constantes e a um desempenho precário nas atividades escolares, eles apresentam comportamentos de impulsividade, manifestada por interrupções frequentes, dificuldade em esperar a sua vez e respostas precipitadas. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao se utilizar o aporte metodológico, prevê a inclusão de pessoas com necessidades especiais em todos os níveis e modalidades de ensino. Além disso, estabelece a acessibilidade como um princípio a ser observado em todas as instituições educacionais. O estudo explorou os desafios e as necessidades específicas desses alunos, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas que facilitem seu aprendizado e integração no ambiente escolar. Concluiu-se que é essencial a adaptação curricular aliada a práticas pedagógicas inclusivas, para proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor para crianças com TDAH, promovendo seu desenvolvimento escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castro | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Jamilly Cristine.pdf | PDF - Jamilly Cristine Vasconcelos Gonçalves | 738.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito Jamilly.pdf | Termo de depósito | 256.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.