Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32144
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGonçalves, Jamilly Cristine Vasconcelos-
dc.date.accessioned2024-07-05T14:53:52Z-
dc.date.available2024-07-05T14:53:52Z-
dc.date.issued2024-06-19-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32144-
dc.descriptionGONÇALVES, J. C. V. Explorando o processo de escolarização da criança com TDAH. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024pt_BR
dc.description.abstractAnalisar as dificuldades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no processo de alfabetização foi o objeto de estudo desse trabalho de conclusão de curso. A metodologia utilizada incluiu uma revisão bibliográfica do objeto de estudo, englobando artigos acadêmicos e livros especializados, pesquisa documental e uma entrevista estruturada com uma pedagoga especialista na área. Foram analisadas e apresentadas alternativas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor, para garantir a inclusão escolar desses alunos em sala de aula regular. Esses alunos demonstram dificuldade em manter a atenção por períodos prolongados, o que pode levar a distrações constantes e a um desempenho precário nas atividades escolares, eles apresentam comportamentos de impulsividade, manifestada por interrupções frequentes, dificuldade em esperar a sua vez e respostas precipitadas. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao se utilizar o aporte metodológico, prevê a inclusão de pessoas com necessidades especiais em todos os níveis e modalidades de ensino. Além disso, estabelece a acessibilidade como um princípio a ser observado em todas as instituições educacionais. O estudo explorou os desafios e as necessidades específicas desses alunos, destacando a necessidade de estratégias pedagógicas que facilitem seu aprendizado e integração no ambiente escolar. Concluiu-se que é essencial a adaptação curricular aliada a práticas pedagógicas inclusivas, para proporcionar um ambiente de aprendizagem acolhedor para crianças com TDAH, promovendo seu desenvolvimento escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Paula Almeida de Castropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAHpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleExplorando o processo de escolarização da criança com TDAHpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jamilly Cristine.pdfPDF - Jamilly Cristine Vasconcelos Gonçalves738.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito Jamilly.pdfTermo de depósito256.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.