Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32305
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Gabriela Ferreira-
dc.date.accessioned2024-07-12T16:05:56Z-
dc.date.available2024-07-12T16:05:56Z-
dc.date.issued2024-06-21-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32305-
dc.descriptionNUNES, Gabriela Ferreira. A africanidade na geometria plana: uma abordagem lúdica para o Ensino de Matemática. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho propõe uma abordagem metodológica que integra elementos da cultura africana ao ensino de geometria plana, utilizando o jogo africano Shisima como base. Objetivou-se, com a pesquisa, analisar as contribuições dos elementos culturais africanos enquanto recurso didático para o ensino de geometria plana. A pesquisa busca explorar como a africanidade pode afetar positivamente o ensino de geometria plana. Assim, surge a seguinte questão central: De que maneira a integração da africanidade e de elementos culturais africanos em atividades lúdicas e inovadoras pode impactar o processo de aprendizado e o envolvimento dos estudantes no ensino de geometria plana? Esta questão tem o foco de investigar o potencial da abordagem proposta não apenas em transmitir conhecimentos matemáticos, mas também em promover uma contemplação sobre a cultura africana e como ela pode contribuir para a educação, sendo possível abranger a atuação da Lei 10.639/03, que ressalta a valorização da história e cultura afro-brasileira em instituições de ensino. O referencial teórico do presente trabalho discute conceitos relacionados à cultura africana, à história da geometria e suas possibilidades e dificuldades, além de abordar ferramentas pedagógicas que propõem uma abordagem enriquecedora nas aulas de Matemática. A metodologia utilizada para este estudo foi a pesquisa qualitativa, com a realização de um estudo de campo desenvolvido em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Dr. Manoel Dantas. A aplicação desta pesquisa ocorreu a partir de um questionário inicial, apresentação da cultura africana, aplicação do jogo Shisima, construção do tabuleiro, aplicação da atividade em sala e um questionário final. Os resultados obtidos através do primeiro questionário permitiram verificar as perspectivas dos alunos sobre a cultura africana e conteúdos matemáticos, e como a aplicação das atividades práticas em sala contribuiu para o aprendizado do conteúdo geométrico e para a contemplação da cultura africana. Desta forma, verificamos que a integração do jogo africano Shisima com a geometria plana foi eficaz para este estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Maria Thaís de Oliveira Batistapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCultura Africanapt_BR
dc.subjectJogo Shisimapt_BR
dc.subjectGeometria Planapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.titleA africanidade na geometria plana: uma abordagem lúdica para o Ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito23.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Gabriela Ferreira Nunes.pdfTCC - Gabriela Ferreira Nunes865.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.