Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32688
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Débora Vieira de-
dc.date.accessioned2024-08-26T13:32:40Z-
dc.date.available2024-08-26T13:32:40Z-
dc.date.issued2024-05-29-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32688-
dc.descriptionSOUSA, D. V de. Mediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidades. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste presente trabalho discorre sobre o ensino de língua portuguesa para o estudante autista e os desafios e possibilidades para o exercício do docente por meio de um questionário aplicado com professoras de português do ensino médio em sala de aula regular em uma escola estadual na cidade de Campina Grande-PB. Apresenta-se que a escola seja o local onde se desenvolvem o saber, a socialização, a capacidade cognitiva e outros aspectos. O objetivo geral é destacar os principais desafios enfrentados pelos professores de língua portuguesa no que tange a aplicação dos conteúdos para estudantes que estão no transtorno do espectro autista. Nos objetivos específicos pontuamos analisar a literatura e os marcos legais de inclusão de alunos autistas, realizar entrevista com docentes de língua portuguesa da rede básica e discutir os resultados encontrados. Como vozes teóricas utilizamos Libâneo (1998), Freire (2003), Vygotsky (2006) entre outros, que corroboram com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar que é fundamental a personalização de aulas e atividades, mas também de formação continuadas para a compreensão das demandas dos alunos atípicos, e com isso construir um cenário educacional que contribua efetivamente para o crescimento e aprendizado, visando à inclusão e à formação integral dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Diêgo de Lima Santos Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.titleMediação no ensino de língua portuguesa no contexto do autismo: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo - Débora Vieira de Sousa.pdfTermo de depósito547.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Débora Vieira de Sousa.pdfPDF - Débora Vieira de Sousa745.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.