Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32873
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouto, Luan Gerson Martins-
dc.date.accessioned2024-11-18T14:56:47Z-
dc.date.available2024-11-18T14:56:47Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.otherCDD 372.6561-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/32873-
dc.descriptionSOUTO, L. G. M. A implementação do Youtube como material didático para o ensino remoto de língua espanhola. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do YouTube no ensino de língua espanhola durante o período pandêmico e pós-pandêmico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. O presente trabalho contribuirá para a área de ensino de línguas estrangeiras, ao analisar as contribuições do YouTube como material didático. Além disso, o trabalho pode servir de base para a elaboração de políticas educacionais e diretrizes para o ensino de línguas estrangeiras com o uso de novas tecnologias. Por isso, utilizam-se como aporte teórico as contribuições de Luz e santos (2022), Radom-Aizik (2020), Ribeiro e Medina (2022), Rosa (2021), Puhl e Araujo (2012), Andrade (2014), Fonseca e Silva ( 2019), Botteentuit Junior (2011), Vygotsky (1987), Dal Molin (2019), Dornelles (2015), Felicetti e Morosini (2007), Paiva (2005). O recurso oferece uma variedade de conteúdos, incluindo vídeos de aulas, exercícios, atividades culturais e entretenimento, sendo acessível e fácil de usar, o que o torna uma opção viável para o ensino remoto e presencial. Outro ponto a considerar é que a plataforma pode ser acessada de qualquer dispositivo com conexão à internet, o que o torna uma opção viável para alunos de diferentes contextos socioeconômicos com diferentes suportes de acesso. Do ponto de vista docente, o suporte do YouTube é intuitivo, permitindo o aproveitamento por professores que têm diferentes níveis de experiência. Os resultados da pesquisa apontam que o YouTube é um recurso didático proveitoso, apesar de limitações como o acesso a internet e a seleção de conteúdo, para o ensino de língua espanhola, por isso, destacam-se alguns canais com finalidades educativas e/ou informativas: Tio Spanish, Tu Escuela Español e Espanhol para Brasileiros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Isabela Cristina Tavares da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de lingua espanholapt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleA implementação do Youtube como recurso didático para o ensino de língua espanholapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito (2).pdfTermo de depósito94.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
tccII (6).pdfPDF - Luan Gerson Martins Souto1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.