Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33784
Título: O uso de sal na triagem laboratorial de microplásticos em sedimentos pode representar um viés metodológico?
Autor(es): Ruffo, Maryanna de Lourdes Coelho
Palavras-chave: Impacto ambiental
Filtragem de microplásticos
Protocolo de triagem
NaCl
Data do documento: 25-Abr-2024
Resumo: Os microplásticos são partículas inferiores a 5,0 mm derivados da degradação de polímeros e suas ocorrência e abundância têm sido avaliadas em diversos ambientes e compartimentos, como sedimento, coluna d’água e organismos. Um método comumente empregado para avaliação e quantificação destas partículas em sedimentos consiste na utilização de uma solução de sal marinho (NaCl) para sua decantação. Entretanto, devido à elevada incidência de plásticos nos mares, este sal apresenta alta concentração de microplásticos e deve ser filtrado para não interferir na avaliação realizada. Desta maneira, este estudo preocupou-se em comparar os resultados da triagem de sedimentos em laboratório antes e após a filtragem do NaCl utilizado. Sedimento proveniente do ambiente estuarino, cujo sal utilizado na triagem de laboratório não foi filtrado, foi comparado ao sedimento coletado em reservatórios do semiárido, o qual passou pelo processo de filtragem antes do uso do sal para decantação. Utilizando o teste de MannWhitney, buscou-se determinar a importância da filtragem do sal na decantação dos sedimentos provenientes de ambos os locais. A diferença entre as medianas dos dois grupos testados foi altamente significativa (W = 6621; p = 3,048e-15), apontando incidência de microplásticos significativamente menor na amostra cujo sal foi filtrado. Este trabalho conclui que é necessária a filtragem do NaCl usado na decantação do sedimento para evitar a contaminação prévia das amostras utilizadas na avaliação da qualidade do ambiente natural. Esta abordagem estimulou a criação de um protocolo de triagem de microplásticos em laboratório para, assim, reduzir erros metodológicos no processamento de amostras e proporcionar uma compreensão mais fiel e precisa da qualidade do ambiente quanto à incidência de impacto antrópico dos microplásticos no sedimento, independente do ambiente estudado.
Descrição: RUFFO, M. de L. C. O uso de sal na triagem laboratorial de microplásticos em sedimentos pode representar um viés metodológico? 2024. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/33784
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maryanna de Lourdes Coelho RuffoMaryanna de Lourdes Coelho Ruffo300.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito97.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.