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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34130
Título: | Perspectivas sobre a sexualidade de pessoas no espectro autista |
Autor(es): | Medeiros, Lucas Nunes |
Palavras-chave: | Transtorno do espectro autista Sexualidade Educação sexual |
Data do documento: | 27-Jun-2024 |
Resumo: | Objetivo: Este trabalho teve como objetivo identificar a vivência da sexualidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) de ambos os sexos e diferentes faixas etárias. Metodologia: Para tal, realizou-se uma revisão integrativa da literatura dos últimos cinco anos. A questão norteadora foi construída com base na estratégia PICo, na qual "P" refere-se a pessoas com TEA de ambos os sexos e diferentes faixas etárias, incluindo seus familiares, “I” refere-se à vivência da sexualidade, intervenções na educação sexual, percepções e experiências. “Co” refere-se a investigações científicas. A estratégia de busca baseou-se na utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e Medical Subject Headings (MeSH): “Transtorno do Espectro Autista”, “Sexualidade”, “Educação Sexual”, “Autism Spectrum Disorder”, “Sexuality” e “Sex Education”, combinados utilizando o operador booleano AND. As bases de dados utilizadas foram: Biblioteca Virtual em Saúde, PsycINFO, PubMed e ScienceDirect. Como critérios de inclusão, estiveram artigos em português, inglês e espanhol, publicados nos últimos 5 anos, abrangendo uma variedade de abordagens metodológicas artigos pagos disponíveis através da plataforma de periódicos CAPES e que abordassem a sexualidade de pessoas com TEA. Como critérios de exclusão: artigos duplicados, artigos pagos indisponíveis via periódicos CAPES, protocolos de estudo, artigos de opinião, revisões da literatura e aqueles que não correspondem aos objetivos desta pesquisa. A análise de dados foi realizada a partir de leitura exploratória, identificação de temas recorrentes, análise temática seletiva, leitura analítica, interpretação e discussão. A busca foi realizada abril de 2024, resultando em 12 artigos. Resultados e Discussão: A vivência da sexualidade no TEA se mostrou marcada por dificuldades associadas à educação deficitária, práticas sexuais inadequadas e de risco que podem comprometer a saúde e integridade física, o desenvolvimento insuficiente de medidas educativas realizadas por educadores foi encontrado, a vivência dos pais é marcada por baixa eficácia no desenvolvimento de práticas educativas além de sofrimento psíquico relacionado a temores em relação ao futuro dos filhos. Considerações Finais: torna-se evidente a necessidade de construção de instrumentos educativos eficientes na educação de pessoas com TEA, de modo a prevenir complicações afetivo-sexuais. Medidas educativas para profissionais de saúde mostraram-se necessárias em face à crescente diagnóstica e lacunas educativas. |
Descrição: | MEDEIROS, Lucas Nunes. Perspectivas sobre a sexualidade de pessoas no espectro autista. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34130 |
Aparece nas coleções: | 12 - TCC |
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