Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345
Título: | Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais |
Autor(es): | Gama, Eduardo Gomes de Almeida |
Palavras-chave: | Habilidades Sociais Competência Acadêmica Problemas de Comportamento Compreensão Emocional Desenvolvimento Infantil |
Data do documento: | 22-Nov-2024 |
Resumo: | Diante das várias faces do desenvolvimento infantil, nota-se que as habilidades socioemocionais se destacam por serem fatores que influenciam a vida do indivíduo, ora de forma a promover o bem-estar subjetivo, ora por beneficiar a forma como se comporta em sociedade, além de como percebe e desenvolve as próprias relações sociais. Nas crianças, foi constatada uma relação entre o nível de Habilidades Sociais Competência Acadêmica e Problemas de Comportamento. Ademais, por se tratar de um constructo diverso e complexo é estudado a partir de diferentes teorias e recebe denominações diversas. Na literatura, são escassos os estudos que propõem programas para o desenvolvimento de tais habilidades. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivos relacionar as Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica, assim como verificar a influência do programa interventivo desenvolvido a partir da Compreensão Emocional. A população contou com 11 crianças dos 2° e 3° anos do Ensino Fundamental Inicial de uma escola privada em Campina Grande, selecionadas a partir de um sorteio, com faixa-etária estipulada entre 8-10 anos. Os participantes foram avaliados antes e após a aplicação de um programa que propõe desenvolver as habilidades mencionadas, por meio do Social Skills Rating System (SSRS), assim como das respostas dos responsáveis a partir de um formulário. Os dados coletados foram analisados estatisticamente a partir do Software estatístico SPSS. Ao final do estudo, foi constatado que a intervenção realizada teve influência significativa no desenvolvimento das Habilidades Sociais, assim como foram observadas relações relevantes entre os constructos estudados. |
Descrição: | GAMA, Eduardo Gonçalves de Almeida. Habilidades sociais, competência acadêmica e compreensão emocional: análise de uma intervenção com alunos do ensino fundamental anos iniciais. 2024. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34345 |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Eduardo Gonçalves de Almeida Gama | TCC - Eduardo Gonçalves de Almeida Gama | 638.41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 213.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.