Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitoza, Raquel Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-07-29T14:12:26Z-
dc.date.available2025-07-29T14:12:26Z-
dc.date.issued2024-12-22-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34410-
dc.descriptionFEITOZA, Raquel Rodrigues. Uma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA partir do questionamento de como as conjunções são abordadas no livro didático Português: Linguagens, do 8º ano do ensino fundamental, dos autores William Cereja e Carolina Dias Viana (PNLD 2024-2027), livro este presente nas escolas públicas de ensino básico do Brasil. Este trabalho tem por objetivo analisar como essas conjunções são abordadas em exercícios presentes no livro didático citado. A escolha deste livro deu-se quando procuramos um livro que é utilizado atualmente na sala de aula e que concentrasse maior foco no estudo das conjunções. Para refletir a abordagem das conjunções, utilizamos Brasil (2018), Franchi (2001), Possenti (1996), Rojo e Batista (2003), Trindade (2011), dentre outros. A partir de uma pesquisa que segue o paradigma interpretativo e de cunho qualitativo, constatou-se a coexistência de várias perspectivas para o ensino das conjunções no livro didático: uma de gramática normativa, outra de gramática descritiva e também nuances da perspectiva funcionalista. A gramática normativa se evidencia quando na classificação das conjunções; a descritiva se apresenta na conceituação; e a perspectiva funcionalista apresenta se comprometida com o uso e a reflexão, ou seja, se preocupa com o efeito de sentido que as palavras têm no texto.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectConcepções de gramáticapt_BR
dc.subjectConcepções de linguagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectConjunçõespt_BR
dc.titleUma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Rodrigues Feitoza.pdfPDF - Raquel Rodrigues Feitoza1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito290.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.