Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34410
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feitoza, Raquel Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T14:12:26Z | - |
dc.date.available | 2025-07-29T14:12:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34410 | - |
dc.description | FEITOZA, Raquel Rodrigues. Uma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamental. 2024. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do questionamento de como as conjunções são abordadas no livro didático Português: Linguagens, do 8º ano do ensino fundamental, dos autores William Cereja e Carolina Dias Viana (PNLD 2024-2027), livro este presente nas escolas públicas de ensino básico do Brasil. Este trabalho tem por objetivo analisar como essas conjunções são abordadas em exercícios presentes no livro didático citado. A escolha deste livro deu-se quando procuramos um livro que é utilizado atualmente na sala de aula e que concentrasse maior foco no estudo das conjunções. Para refletir a abordagem das conjunções, utilizamos Brasil (2018), Franchi (2001), Possenti (1996), Rojo e Batista (2003), Trindade (2011), dentre outros. A partir de uma pesquisa que segue o paradigma interpretativo e de cunho qualitativo, constatou-se a coexistência de várias perspectivas para o ensino das conjunções no livro didático: uma de gramática normativa, outra de gramática descritiva e também nuances da perspectiva funcionalista. A gramática normativa se evidencia quando na classificação das conjunções; a descritiva se apresenta na conceituação; e a perspectiva funcionalista apresenta se comprometida com o uso e a reflexão, ou seja, se preocupa com o efeito de sentido que as palavras têm no texto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Jordão Joanes Dantas da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Concepções de gramática | pt_BR |
dc.subject | Concepções de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Conjunções | pt_BR |
dc.title | Uma análise das conjunções no livro didático “Português: linguagens”, do 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Raquel Rodrigues Feitoza.pdf | PDF - Raquel Rodrigues Feitoza | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito.pdf | PDF - Termo de depósito | 290.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.