Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Marileuda Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-16T00:44:44Z | - |
dc.date.available | 2025-08-16T00:44:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34545 | - |
dc.description | COSTA, M. A. Pedagogia de projetos: estratégia de transformação do ensino na Escola dos Sonhos no município de Bananeiras – PB. 2024. 110f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho ora intitulado Pedagogia de Projeto: estratégia de transformação do ensino na Escola dos Sonhos no município de Bananeiras – PB, objetiva: analisar o processo de desenvolvimento da Pedagogia de Projetos na Escola dos Sonhos, no município de Bananeiras. Para que a inovação na educação seja de fato eficaz, é necessário que as mudanças didático pedagógicas venham acompanhadas de uma transformação das estruturas que ainda mantêm o ensino preso ao passado. Isso envolve abrir a mente para novas abordagens (tais como a pedagogia de projetos), refletir criticamente sobre os velhos métodos e permitir que a educação se adapte às necessidades e desafios do mundo atual. Essa pesquisa se fundamenta na abordagem técnica da pesquisa qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se questionários com perguntas semiestruturadas e para captarmos situações/fenômenos não obtidos por meio de questionários, dos quais consideramos relevantes, recorremos à técnica da observação participante. O referencial teórico acosta às contribuições de Dewey (1979, 1997), Hernandez (1998), Freire (2019, 2022), Libâneo (2009) e alguns documentos que norteiam o trabalho didático-pedagógico na Escola dos Sonhos, a exemplo do Projeto Pedagógico. Pode-se alegar então, que após analisar o processo da Pedagogia de Projetos aplicada a escola pesquisada, observou-se uma aprendizagem mais significativa, envolvendo novas experiências na área do conhecimento, na interação educadores e educandos, os educandos entre si e na vida dentro e fora da escola, demonstrando desta forma, que a educação baseada em projetos de pesquisa vai para além do âmbito escolar. Percebe-se também, que mesmo buscando uma prática inovadora no ensino/aprendizagem, conforme mencionou a gestora, os educadores, de certa forma, ainda recorrem a influência do modelo tradicional no inconsciente coletivo, uma herança de como as coisas eram feitas, talvez uma resistência silenciosa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Maria do Rosário Gomes Germano Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia de projeto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Pedagogia de projetos: estratégia de transformação do ensino na Escola dos Sonhos no município de Bananeiras – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - 2024.2 - MARILEUDA ARAUJO COSTA.pdf | 8.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO.pdf | 746.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.