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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Tâmara Ramos de-
dc.date.accessioned2014-06-30T20:38:21Z-
dc.date.available2014-06-30T20:38:21Z-
dc.date.issued2014-06-30-
dc.identifier.otherCDD 372.21-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4017-
dc.descriptionSouza, T. R. de. O lúdico e sua representação sócio-familiar na educação infantil. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractForam vários, os caminhos percorridos ao longo dos anos, na construção da garantia e consolidação do direito à educação em particular, o da Educação Infantil. Em nosso país diferentemente dos modelos Europeus, estes só foram adquiridos constitucionalmente em 1988, pois, até então, a educação infantil era vista pelos nossos legisladores de maneira assistencial, não havia à preocupação em educar e sim apenas o cuidar. A partir da construção da Carta Magna, várias outras leis e documentos foram criados na garantia de direitos educacionais para as crianças, como também responsabilizando tanto o Estado para o fornecimento de vagas em instituições apropriadas para essa faixa etária, quanto à família para seu papel social de educar. Esta instituição com o passar dos anos vem perdendo seu caráter de solidez, frentes às adversidades dos conflitos existentes na atual sociedade, resultando na disseminação dos problemas sociais como: desemprego; o alcoolismo; o uso de drogas e marginalização. Acabam influenciando no comportamento das crianças, pois costumam internalizar, o que veem e o que sentem e posteriormente externalizam no ambiente educacional, vindo a comprometer seu desenvolvimento físico e psíquico, fomentando na criação de indivíduos violentos no ambiente educacional, torna-se um grande desafio a ser enfrentado pelo sistema educacional, pois às crianças expõe aquilo o que vivenciam em seus lares, através de brincadeiras no ambiente escolar. Portanto, o presente trabalho monográfico partiu das observações ainda durante o período de estágio supervisionado III e IV, os quais se referem à educação infantil, onde observamos que algumas crianças traziam para escola os problemas já citados, reproduziam este ambiente em suas brincadeiras, gerando assim as reações de agressividade entre seus pares e com as professoras. Nesta perspectiva, realizou-se uma pesquisa, cujo objetivo é verificar o olhar das mesmas, quando o lúdico passa representar os papeis sócio-familiares na Educação Infantil. O lócus da pesquisa foi uma instituição de Educação Infantil da rede estadual de educação, localizada no bairro de São José – Campina Grande – PB. Onde os sujeitos alvo dessa pesquisa foram cinco professoras da pré-escola, pois, entendermos que as professoras por estarem constantemente com as crianças seriam as primeiras a reconhecerem os sinais da representação. A metodologia utilizada para coleta de dados contou com entrevista semiestruturadas e registro (de observação) em diário de campo. Para fundamentação e análise dos dados, contamos com o aporte teórico de Àrier (1981), Kramer (2000, 2006), Saviani (2011), Vygotsky (1984, 1998, 2007), Mioto (1997), Wajskop (2007), Scoz (1994), Rizzini & Pilotti (2011), Rocha (2000), Luckesi (1994), Kishimoto (1997, 2002), dentre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Adalgisa Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAtividade Lúdicapt_BR
dc.titleO lúdico e sua representação sócio-familiar na educação infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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