Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5522
Título: A prática de leitura no ensino médio: um estudo à luz do contexto interacionista da linguagem
Autor(es): Souza, Damião Severino de
Palavras-chave: Leitura
Prática de Leitura
Ensino Médio
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: A leitura em sua conjuntura conceitual nos direciona para o entendimento de que essa ferramenta da língua portuguesa é algo que subjaz a decodificação de matérias textuais em si próprios, caracterizando a noção de que o ato de ler se volte a parâmetros da pura visualização de itens gramaticais que se fundem em textos, trechos e outros suportes da língua materna. No desencadear do presente trabalho monográfico, veremos que a leitura não se embasa apenas nessa faceta um tanto superficial no que tange a sua prática dentro dos moldes didáticos, uma vez que a leitura é viva, dialógica, dinâmica e interativa por natureza. Fundamentando, pois o presente trabalho com teorias de autores da corrente interativa, tais como Antunes (2009), Oliveira (2010), De Pietri (2007), e outros; e ainda assegurados de questionários endereçados aos alunos da 3ª série do EM e sua respectiva docente, bem como de observações e intervenção na mesma turma, elucidaremos como o ensino de leitura é praticado nas aulas de língua materna, buscando evidenciar um panorama dos procedimentos a ela inerentes.
Descrição: Souza, D. S. de. A prática de leitura no ensino médio: um estudo à luz do contexto interacionista da linguagem. 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5522
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damião Severino de Souza.pdfDamião Severino de Souza32.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.