Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7899
Título: O lúdico na educação infantil e as práticas docentes
Autor(es): Rodrigues, Valkênia da Silva
Palavras-chave: Lúdico
Educação Infantil
Ensino-Aprendizagem
Prática Docente
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo O Lúdico na Educação Infantil e as Práticas Docentes que, constitui-se como estratégia para facilitar a aprendizagem em sala de aula, desenvolvendo a criatividade, a interatividade e os conhecimentos da criança, de forma mais prazerosa e significativa através de jogos, músicas, danças e outras estratégias de educar, ensinar e aprender. O lúdico é de suma importância no desenvolvimento da criança, ou seja, na construção do conhecimento, no desenvolvimento da imaginação, na construção da identidade, facilitando a comunicação com o outro, com o mundo e consigo mesma, promovendo um desenvolvimento social e cognitivo integral. A pesquisa teve como objetivo verificar como se dá o desenvolvimento das atividades postas em prática pelas docentes, quanto à proposta de trabalhar com o lúdico, tendo em vista a sua importância como elemento desencadeador do crescimento e desenvolvimento da criança, quanto aos aspectos físico, social, afetivo e cognitivo, na construção da identidade, autonomia e sociabilidade. Para contribuir com uma melhor maneira de educar, é preciso que tenhamos conhecimento acerca dos processos que transcorrem na criança, desenvolvendo e aprimorando ferramentas educativas para que se desenvolvam e se aproximem da realidade, de forma completamente agradável em todos os estágios. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, buscando “captar” o fenômeno em estudo a partir da perspectiva das pessoas nele envolvidas, considerando todos os pontos de vista relevantes. O trabalho foi consolidado através de um levantamento bibliográfico e por meio de um questionário aplicado às docentes da Educação Infantil de uma escola particular da cidade de Campina Grande, além da reflexão e análise sobre o mesmo verificando quais as concepções que as docentes têm acerca do lúdico, qual a sua importância na prática e se o trabalho delas é regido pelo lúdico, assim como se a instituição favorece esse trabalho. Sendo assim, as docentes deixam transparecer em suas respostas que o lúdico é uma atividade que proporciona um aprendizado, crescimento e desenvolvimento saudável e significativo das crianças, da importância de se trabalhar ludicamente em sala de aula e expuseram algumas barreiras que encontram para trabalhar partindo da perspectiva lúdica na instituição na qual atuam.
Descrição: Rodrigues, V. da S. O lúdico na educação infantil e as práticas docentes. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7899
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valkênia da Silva Rodrigues.pdfValkênia da Silva Rodrigues511.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.