Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8463
Título: A eficiência das politicas de cotas nas universidades para o ingresso de alunos da rede pública de ensino e a produção da justiça social brasileira
Autor(es): Lima, Peterson Emanuel Cardoso de
Palavras-chave: Direito Constitucional
Sistema de cotas
Princípio da Igualdade
Ações afirmativas
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O presente artigo tem como objetivo de estudo a execução do sistema de cotas para os alunos das redes estaduais de ensino do Brasil, observando o direito fundamental à educação no contexto das ações afirmativas e da política de cotas no Brasil. A relevância do tema é discutir uma das questões que nos últimos anos vem ocupando cada vez mais espaços de discórdia, sendo assim virou alvo de grande polêmica a adoção de cotas para alunos de redes publicas de ensino no Brasil. Fizemos um estudo dos acontecimentos históricos que envolveram esta questão, não esboçando posição favorável ou contrária, mas sim analisando as causas, resultados e decorrências até o momento da oficialização da implantação do sistema de cotas. O seguinte artigo traz algumas questões que contribuirão para uma melhor compreensão do tema proposto, entre eles estão: um levantamento histórico da formação do sistema educacional brasileiro, explanação essa que se dará através de pesquisa teórica e jurisprudencial, dos principais fundamentos que justificam a utilização do sistema de cotas sociais no Brasil.
Descrição: LIMA, Peterson Emanuel Cardoso de. A eficiência das politicas de cotas nas universidades para o ingresso de alunos da rede pública de ensino e a produção da justiça social brasileira. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8463
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Peterson Emanuel Cardoso de Lima.pdfPeterson Emanuel Cardoso de Lima473.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.