Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9099
Título: Vinícius de Moraes na sala de aula: uma intervenção didática nas aulas de literatura do Ensino Médio
Autor(es): Silva, Cícera Aline Jardelino da
Palavras-chave: Didática
Ensino de Literatura
Estética da Recepção
Texto Literário
Data do documento: 13-Out-2014
Resumo: Em meados de 1960 Hans Robert Jauss se torna o percursor de uma nova forma de tornar as aulas de literatura mais envolvente. Que ficou conhecida mais tarde como Estética da Recepção ou método recepcional. O método busca mudar a historiografia da literatura tendo como foco o leitor e sua recepção ao texto literário. Esse contato do leitor com o texto tem que ser o mais dinâmico possível, trazer para a sala de aula vídeo, filme, música entre outros recursos audiovisuais incentiva a participação do alunado. O objetivo aqui está além de mostrar a contextualização histórica da obra literária, o sentido literário tem que ser construído, o leitor de acordo com o seu conhecimento tem que ser instigado a participar, trazendo assim para a obra um caráter mais afetivo e social. Neste trabalho, pretendo trazer uma experiência vivida em uma turma de ensino médio em que a obra do autor modernista Vinicius de Moraes foi usada para mostrar que é possível desenvolver uma sequência mais envolvente nas aulas de literatura.
Descrição: Silva, C. A. J. da. Vinícius de Moraes na sala de aula: uma intervenção didática nas aulas de literatura do Ensino Médio. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9099
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícera Aline Jardelino da Silva.pdf637.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.