Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9099
Título: | Vinícius de Moraes na sala de aula: uma intervenção didática nas aulas de literatura do Ensino Médio |
Autor(es): | Silva, Cícera Aline Jardelino da |
Palavras-chave: | Didática Ensino de Literatura Estética da Recepção Texto Literário |
Data do documento: | 13-Out-2014 |
Resumo: | Em meados de 1960 Hans Robert Jauss se torna o percursor de uma nova forma de tornar as aulas de literatura mais envolvente. Que ficou conhecida mais tarde como Estética da Recepção ou método recepcional. O método busca mudar a historiografia da literatura tendo como foco o leitor e sua recepção ao texto literário. Esse contato do leitor com o texto tem que ser o mais dinâmico possível, trazer para a sala de aula vídeo, filme, música entre outros recursos audiovisuais incentiva a participação do alunado. O objetivo aqui está além de mostrar a contextualização histórica da obra literária, o sentido literário tem que ser construído, o leitor de acordo com o seu conhecimento tem que ser instigado a participar, trazendo assim para a obra um caráter mais afetivo e social. Neste trabalho, pretendo trazer uma experiência vivida em uma turma de ensino médio em que a obra do autor modernista Vinicius de Moraes foi usada para mostrar que é possível desenvolver uma sequência mais envolvente nas aulas de literatura. |
Descrição: | Silva, C. A. J. da. Vinícius de Moraes na sala de aula: uma intervenção didática nas aulas de literatura do Ensino Médio. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9099 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cícera Aline Jardelino da Silva.pdf | 637.14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.