Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9181
Título: Reflexões sobre identidade cultural e aquisição de segunda língua: estudo de caso em contexto de imersão
Autor(es): Silva, Jonatas Freitas Lemos da
Palavras-chave: Língua Estrangeira - Aprendizagem
Língua Portuguesa - Idioma
Identidade Cultural
Imersão
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: Para que uma comunicação eficaz possa ser estabelecida é necessário que os envolvidos conheçam não apenas o idioma a ser utilizado, mas quais palavras são apropriadas para fazer uso e em quais momentos e contextos. Isso ocorre porque a língua expressa muito mais que mensagens, ela é uma expressão da cultura na qual está inserida. Ao adquirirmos uma nova língua estamos incorporando elementos de uma outra cultura à nossa própria identidade e durante esse processo podem ocorrer identificações que favoreçam a aquisição de uma nova língua ou até mesmo resistências que a dificultem. Nesse contexto, cultura e identidade estão intrinsecamente relacionadas, pois a cultura exerce grande influência na construção das identidades e uma das formas de propagar essa influência é através da língua. Essa concepção de língua como atuante no construto identitário foi explanada por autores como, por exemplo, Tavares (2002), Camargo (2007) e Santos (2003). Neste sentido, este trabalho foi desenvolvido como um estudo de caso de natureza qualitativa que tem como objetivo geral investigar a influência da identificação ou resistência cultural na aquisição de português por falantes estrangeiros. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos da nossa pesquisa: (i) descrever a motivação de um neozelandês e de uma norte-americana (colaboradores desta pesquisa) para adquirirem a língua portuguesa no Brasil; (ii) verificar a identificação/resistência cultural dos colaboradores da pesquisa com o Brasil; e (iii) identificar como nossos colaboradores se veem como falantes de língua portuguesa. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma entrevista e aplicado um questionário com os dois estrangeiros sobre suas experiências com a aquisição da língua portuguesa no Brasil. Ao final desta pesquisa constatamos, principalmente, dois aspectos relevantes: o fato de estar imerso em um país pode não ser suficiente para o sucesso da aquisição linguística por parte de um indivíduo; e que a identificação com a cultura parece favorecer significativamente a aquisição da língua - alvo.
Descrição: Silva, J. F. L. da. Reflexões sobre identidade cultural e aquisição de segunda língua: estudo de caso em contexto de imersão. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9181
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonatas Freitas Lemos da Silva.pdf18.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.